1997 – 1ª Supertaça para o Andebol, frente ao ABC

7 de Setembro de 1997. Depois de na época anterior terem ficado perto das vitórias no Campeonato Nacional e na Taça de Portugal mas de não terem vencido nada, Luis Hernâni e Carlos Silva mantiveram-se no comando técnico da equipa de Andebol do Sporting, partindo para a nova época com as ambições de sempre.

As coisas começaram bem com os leões a conquistar a 1ª Supertaça do seu historial, derrotando no Pavilhão Municipal da Batalha o ABC de Braga por 28-18. Houve confusões criadas pela Federação Portuguesa de Andebol no que diz respeito à marcação da data da partida. O Sporting também não foi tido nem achado nesse processo, mas os bracarenses alinharam com uma equipa formada maioritariamente por juniores. Assim, apesar da vitória histórica do Sporting (na medida em que conquistou pela 1ª vez a competição), o triunfo não teve o mesmo “sabor” que teria em condições normais.

A 1ª parte foi fraca por parte dos sportinguistas, talvez convencidos que venceriam facilmente perante um adversário debilitado. No entanto os bracarenses foram galhardos, e o intervalo chegou com um escasso 14-13.

No 2º período o cariz do encontro mudou radicalmente, pois os leões aceleraram e a entrada de Tchikoulaev em jogo fez o nível do Andebol produzido pela equipa subir muito. O triunfo acabou por ser dilatado e os festejos finais não ultrapassaram alguma sobriedade, motivada pelo contexto da situação.

O coordenador da Modalidade, Diamantino Ribeiro, afirmou no final: “Este é um título que ficará na História do clube, pois foi a nossa 1ª Supertaça. Os jogadores deram o seu melhor e por isso estão de parabéns. Apresentámo-nos no dia e na hora estabelecidos pela Federação. Somos completamente alheios a qualquer outro tipo de situação. Vencemos, o resto são coisas menores”.

Os leões jogaram com: Carlos Ferreira, Vasco Ribeiro e Hugo Figueira; João Duarte (6), Nuno Fevereiro, Paulo Faria (1), João Monteiro (1), Pedro Graça (1), Rui Ferreira (5), Armando Pires (3), Luís Gomes (5), David Graça (2), Vladimir Cveticanin (4) e Viktor Tchikoulaev.

Foto: Carlos Ferreira recebendo o troféu.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.