Entrada de leão na Liga dos Campeões 2006/07

12 de Setembro de 2006. Após uma ausência de 5 anos na fase de grupos da Liga dos Campeões o Sporting regressou à elite do futebol do velho continente. Como comparsas de grupo surgiram grandes nomes como o Inter de Milão, o Bayern Munique e o Spartak de Moscovo.

A 1ª partida realizou-se em Alvalade frente aos italianos, e os leões fizeram sonhar os seus adeptos de que uma prestação relevante na competição seria possível. A jovem equipa sportinguista realizou uma bela partida perante aquela que tinha sido classificada por José Mourinho (verdadeiro “guru” dos amantes de futebol em Portugal por estes dias) como a equipa do mundo com melhores jogadores.

A verdade é que os leões, orientados por Paulo Bento, não se atemorizaram. As equipas:

Sporting – Ricardo (cap); Abel, Tonel, Anderson Polga e Caneira; Miguel Veloso; Nani (Tello), Romagnoli (Alecsandro) e João Moutinho; Yannick Djaló (que se estreou oficialmente) e Liedson.

Inter – Toldo; Maicon, Córdoba (cap), Samuel e Grosso (Zanetti); Dacourt e Patrick Vieira; Figo (Mariano González) e Stankovic; Ibrahimovic e Adriano (Crespo).

Um golo fantástico de Caneira, com um potente disparo de longe (já na 2ª parte), selou um triunfo que esteve de acordo com o desenrolar da partida, num encontro em que os leões tiveram muita personalidade e querer. Na 1ª parte quase não houve oportunidades de golo mas o Sporting teve sempre mais volume de jogo. No 2º tempo os leões continuaram a dominar, e, logo após o golo, Vieira foi expulso por dar uma cabeçada em Alecsandro. A partir daí os leões controlaram bem as operações e o avolumar da vantagem esteve sempre mais perto que o empate.

No final o técnico Paulo Bento referiu que a sua equipa esteve “perto da perfeição em termos defensivos. Fomos agressivos e humildes numa vitória inteiramente justa”.

Acrescente-se ainda que este foi o jogo 207 e a vitória 88 do Sporting na Europa do Futebol.

Foto: Caneira após a marcação do golo solitário da partida.

video do golo

Post to Twitter

Deixe o seu comentário