Dani – Um médio que chegou a prometer muito

Daniel Afonso da Silva nasceu a 11 de Setembro de 1945 em Lisboa. Fez a sua formação futebolística em Alvalade e, subido do juniores para os seniores, estreou-se oficialmente (com o treinador Jean Luciano) a 1 de Novembro de 1964 numa derrota na Póvoa de Varzim por 3-1 para o Campeonato Nacional. Nessa temporada de estreia fez 6 jogos oficiais.

Na época seguinte o Sporting chegou ao título e o jovem Dani foi uma das revelações do ano. Realizou 30 jogos oficiais e marcou 1 golo (o único de toda a carreira em Alvalade), a 28 de Novembro de 1965 num triunfo em Setúbal por 2-1. Subitamente a sua utilização diminuiu de forma drástica, a ponto de jogar apenas uma vez em 66/67. Na temporada seguinte fez 14 jogos e em 68/69 alinhou somente duas vezes. Em 1970 o Sporting voltou aos títulos, mas Dani só fez 4 jogos.

Depois de uma época emprestado ao Sporting Farense, regressou para 1971/72, mas voltou a jogar pouquíssimo (3 jogos) e tornou a ser emprestado, agora ao União de Coimbra. 1973/74 foi a sua última época no Sporting (de glória para o clube – conquistou a “dobradinha”) mas, mais uma vez, não se conseguiu firmar na equipa, acabando por sair definitivamente. Alinhou pela última vez a 9 de Junho de 1974, entrando no prolongamento da final da Taça de Portugal ganha ao Benfica por 2-1.

Assim, esteve um total de 8 temporadas na equipa principal do Sporting, realizando 62 jogos oficiais e marcando 1 golo. Ganhou 3 Campeonatos Nacionais e uma Taça de Portugal. Foi um médio de bons recursos, que prometeu muito enquanto jovem, mas que acabou por não se conseguir afirmar de forma consistente na equipa leonina.

Morreu a 14 de Setembro de 1990.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.