Joaquim Ferreira

Joaquim Rodrigues Ferreira nasceu em 1898. Foi um dos mais brilhantes futebolistas portugueses dos anos 20, fazendo a dupla defensiva (jogando à direita) mais badalada de sempre com Jorge Vieira (que alinhava à esquerda) no Sporting.

Tremendamente calmo, era muitas vezes criticado por “brincar”, uma expressão que a comunicação social utilizava na época para definir as situações em que os futebolistas adornavam um pouco (às vezes demais e com consequências nefastas) as jogadas. Por outro lado, era ele normalmente o homem chamado para converter as grandes penalidades, precisamente devido à tranquilidade que quase sempre patenteava.

Estreou-se na 1ª categoria do Sporting na temporada 1920/21, e logo começou a fazer dupla com Jorge Vieira. No ano seguinte conquistou o seu 1º título pelo clube – o Regional de Lisboa.

A 24 de Junho de 1923 aconteceu o seu momento de maior glória ao converter 2 penaltis na vitória do Sporting por 3-0 sobre a Académica na final do Campeonato de Portugal, que os leões venceram pela 1ª vez. Nessa temporada foi também Campeão Regional, título que repetiria em 1924/25.

Permaneceu no Sporting, sempre como elemento fundamental da defesa, até ao final da temporada 1925/26 (6 temporadas no total). Realizou cerca de 60 jogos e marcou vários golos, o último dos quais a 13 de Dezembro de 1925 num triunfo por 5-0 sobre o União Lisboa para o Campeonato Regional. Conquistou 1 Campeonato de Portugal e 3 Campeonatos Regionais.

Depois jogou 7 anos no Vitória de Setúbal onde manteve uma posição destacada no panorama do futebol nacional. Foi duas vezes internacional A por Portugal.

Em finais de Janeiro de 1945 substituiu (a troco de 1.800$ mensais) Jozef Szabo como treinador principal dos leões. No 1º jogo, a 31 desse mês, os leões bateram o Atletico Aviación de Madrid (futuro Atlético Madrid) por 3-1, uma partida que deu brado e na qual os futebolistas leoninos obedeceram à ordem do seu treinador de rematar à baliza logo que tivessem hipótese para tal. Oficialmente a estreia foi a 4 de Fevereiro num emocionante Sporting-Porto (5-4) para o Campeonato Nacional. Os leões terminaram a prova no 2º lugar e partiram para a Taça de Portugal com o firme intuito de a conquistar. A carreira foi brilhante, com Porto e Benfica a ficarem pelo caminho mas os leões chegaram às Salésias (palco da final) quase “presos por arames” devido a inúmeras lesões, e só uma excelente organização coletiva e uma bela jogada entre Armando Ferreira e Jesus Correia possibilitaram a vitória.

Aos 46 anos, com fama de aventureiro e de se meter em negócios estranhos, foi, 1 mês volvido, brutalmente assassinado à noite no Parque Eduardo VII e encontrado na manhã seguinte por uma mulher que remexia os montes de lixo. Mais tarde a polícia descobriu que o assassino fôra o soldado João Jorge, madeirense a prestar serviço no Batalhão de Caçadores 5. Os motivos… nunca foram conhecidos.

Dessa forma terminou precocemente a carreira de treinador de futebol, na qual ficou como o 2º treinador da História do Sporting com melhor rendimento, 81,25% (só superado por Robert Kelly).

JOAQUIM FERREIRA como treinador do SPORTING
ÉPOCA J V E D GM GS % TÍTULOS
1944/45 16 12 2 2 49 25 81,3 TP

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.