4-0 ao Valência na Taça das Cidades com Feira de 1968/69

18 de Setembro de 1968. Foi brilhante o início do Sporting na Taça das Feiras (antiga nomenclatura para a Taça UEFA). O adversário era o poderoso Valência e Alvalade registou a presença de 25.000 pessoas que provocaram uma receita que andou pelos 600 contos. O Sporting era treinado por Fernando Caiado e fazia um bom início de temporada. A equipa: Damas; Pedro Gomes, Armando Manhiça, José Carlos (cap) e Hilário; José Moraes (Marinho), Gonçalves e Pedras; Chico, Lourenço e Ernesto.

O Valência entrou em jogo com um sistema altamente defensivo, utilizando um líbero atrás dos 4 defesas. Pode dizer-se, aliás, que no 1º tempo, à exceção do golo que marcou, o Sporting não soube ultrapassar este sistema do adversário, ao praticar um futebol muito à base do pontapé alto. O golo dos leões neste período ocorreu aos 25 minutos. Pedras cruzou da direita para a área espanhola. De pé direito, à 2ª tentativa, Lourenço marcou.

5 minutos se passaram e o internacional brasileiro Waldo fez a bola esbarrar na trave da baliza de Damas. Aos poucos o Sporting foi melhorando, mas Damas ainda teve de entrar uma vez em ação antes do descanso, defendendo de forma espantosa um remate de Claramunt.

Na 2ª parte o Sporting melhorou muito com a entrada de Marinho para o lugar de José Moraes. A equipa passou a jogar mais rente à relva, e os lançamentos em profundidade tinham agora nexo pois só surgiam quando havia boa oportunidade para tal. Aos 56 minutos os leões aumentaram a contagem. Lourenço apontou um livre direto a cerca de 30 metros da baliza valenciana com tanta força que Pesudo largou a bola para a frente, surgindo Gonçalves a recargar com êxito.

Os valencianos entraram então num abismo, não conseguindo controlar a equipa da casa, que cada vez jogava melhor, aproveitando as clareiras resultantes do adiantamento dos forasteiros. Estavam decorridos 73 minutos quando o Sporting chegou ao 3-0. Lourenço, apesar de derrubado na área, e quando o árbitro hesitava entre assinalar ou não o penalty, esticou a perna e faturou! O domínio leonino prosseguiu e a 7 minutos do fim chegou o 4-0 após uma boa jogada de Pedras, que centrou por alto para Ernesto (um ex-Académica), de cabeça, marcar o seu 1º golo em jogos oficiais pelo Sporting.

No final a vitória por 4-0 deixava um horizonte muito airoso para Valência. Lourenço (que esteve em 3 dos golos), Armando Manhiça, José Carlos e Pedras foram as grandes figuras da equipa. O técnico Fernando Caiado estava obviamente satisfeito, mas cauteloso. Bastante rouco, referiu: “Foi um desafio bem disputado em que o nosso adversário nos dificultou ao máximo a tarefa. No 1º tempo isso foi notório mas depois melhorámos e… 4-0. Não vamos descontraídos para Valência, temos de ser comedidos”.

Na 2ª mão provou-se que este Valência não era uma equipa qualquer. Os espanhóis lançaram-se corjosamente sobre os leões, e não fôra um golo providencial de Chico no prolongamento as coisas podiam bem ter-se invertido. Felizmente que tudo acabou em bem, e, apesar da derrota por 4-1, o Sporting seguiu em frente na competição.

Foto (arquivo): Lourenço, a grande figura da goleada ao Valência.

Post to Twitter

2 Comments

  1. obrigado pela correção.

  2. O valencia não é na Andaluzia, é na Comunidade Valenciana

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.