Bom triunfo sobre o Auxerre

19 de Setembro de 1984. Nesse dia o Sporting iniciou a temporada na “Europa do Futebol” com uma receção ao Auxerre em jogo a contar para os 1/32 final da Taça UEFA. A época começara bem com 3 triunfos consecutivos nos 3 primeiros jogos do Campeonato. O novo treinador, John Toshack, conseguia pôr a equipa a jogar um futebol ofensivo, agradável à vista.

A equipa: Damas; Carlos Xavier, Venâncio, Oceano e Mário Jorge; Virgílio; Lito, Jaime Pacheco e Sousa (Litos 71); Manuel Fernandes e Jordão (Eldon 68).

Na altura o “fator casa” tinha mais importância do que nos nossos dias. Um resultado aquém dos 2 golos de diferença era sempre considerado curto nas eliminatórias europeias, e o Sporting lançou-se na ofensiva desde o início. Apesar de tudo não se conseguiu fazer golos na 1ª parte.

O 2º período começou muito bem, com Manuel Fernandes a fazer o 1º golo aos 54 minutos. Os leões continuaram a porfiar e, a 10 minutos do fim Jaime Pacheco estreou-se marcar de verde e branco fazendo o 2-0 que seria o resultado final e trazia alguma tranquilidade para a deslocação a França.

Diga-se que esse foi o jogo nº 98 e a 41ª vitória do Sporting nas competições da UEFA.

15 dias depois as coisas estiveram tremidas pois os locais conseguiram igualar a eliminatória. No entanto, no prolongamento, Oceano e Litos empataram a partida (ambos marcaram pela 1ª vez pelo Sporting) e fizeram os leões seguir em frente.

Foto: Os capitães Manuel Fernandes e o polaco Szarmach nas saudações habituais antes do início do encontro.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.