Francisco Lemos

Francisco António Torrejoncillo Lemos nasceu a 4 de Outubro de 1939 em Lisboa. Começou muito cedo a praticar Atletismo no Sporting. Entre 1955 e 1957 conquistou vários títulos e alcançou diversos lugares de honra em provas de velocidade nas camadas jovens.

No Badminton atingiu grande relevo ao fazer parte das equipas que conquistaram os 2 títulos nacionais do palmarés leonino na modalidade – em 1958 e 1959. Esteve no Badminton do Sporting desde 1958 até à sua extinção, em 1964.

Em 1963/64 a Secção de Badminton verde e branca organizou os primeiros Campeonatos Abertos do clube, instituindo as Taças Challenge “Peggy Cohen” para senhoras e “Francisco Lemos” para homens, reconhecendo assim a sua importância no desenvolvimento da modalidade, não só no Sporting como no país.

Depois do clube de Alvalade extinguir a secção, Francisco Lemos esteve no Clube Naval de Lourenço Marques e no CIF (até 1976). Em Moçambique sagrou-se o 1º Campeão de Lourenço Marques e no CIF chegou a Campeão Nacional em pares homens.

Fez parte da Seleção de Lisboa e integrou a 1ª Seleção Nacional. Aliás, em 1973, foi o 1º jogador a capitanear a selecção portuguesa, num torneio em Bruxelas.

Licenciado em Educação Física mereceu distinções importantes, a mais marcante das quais terá sido a de Sócio de Mérito com Distinção da Federação Portuguesa de Badminton. Foi também Selecionador nacional.

Nota: Texto elaborado com base na informação contida no site wiki sporting

Post to Twitter

Deixe o seu comentário