O 11º triunfo na Taça de Honra da AFL em Futebol

13 de Outubro de 1991. Nesse dia e na véspera disputou-se a Taça de Honra da Associação de Futebol de Lisboa, a 11ª ganha pelo Sporting. Na 1ª partida, no Estádio da Luz, o Sporting bateu tranquilamente o Estoril-Praia por 3-0 (golos de João Luís, Yordanov e Guentchev), e no dia seguinte veio o jogo decisivo frente ao Benfica. O confronto disputou-se no Estádio José Alvalade, tendo o Sporting (sob o comando de Marinho Peres), alinhado com: Sérgio; João Luís, Luizinho, Jorginho e Marinho; Douglas; Litos (cap) (Nélson), Careca e Lima; Yordanov e Guentchev.

A 1ª parte do encontro foi sensaborona, com poucos motivos de interesse. Ainda assim, avultou um poderoso remate de Marinho (à trave) e uma boa oportunidade de Yordanov – que recebeu um centro da direita e cabeceou com estilo, mas ao lado…

O 2º tempo foi diferente, e paradoxalmente, a diferença começou a ficar marcada aos 52 minutos com a expulsão de Douglas por acumulação de amarelos. Apesar de ter ficado a jogar com 10 elementos a equipa sportinguista aumentou o seu domínio, e durante este período complementar criou diversas situações para marcar. Careca, Marinho, Guentchev e Yordanov estiveram então em plano de evidência, criando e desperdiçando algumas boas oportunidades. Finalmente, o único golo da partida surgiu aos 85 minutos apontado pelo internacional búlgaro Guentchev, que de costas para a baliza aplicou um magnífico remate acrobático, sem hipóteses para Silvino.

O final chegaria pouco depois com a vitória do Sporting no jogo e na competição, uma prova que outrora teve grande prestígio a nível regional e mesmo nacional.

Guentchev, um jogador prestigiado no seu país mas que ainda não encontrara o seu espaço no Sporting, estava muito feliz no final da contenda: “Estou muito satisfeito e espero ter mais oportunidades”, referiu o avançado num português quase impercetível.

Também feliz estava o presidente Sousa Cintra: “Esta já nós ganhámos. Merecíamos um resultado mais dilatado pois fomos mais lutadores e tivemos um melhor espírito vencedor. O Sporting é a equipa que melhor futebol pratica, e vamos procurar alcançar os outros títulos por que lutamos”.

vídeo

Post to Twitter

Deixe o seu comentário