75ª vitória nas Competições Europeias com 6-1 ao Halmstad

1 de Novembro de 2001. Dezasseis-avos de final da Taça UEFA, Alvalade. O Sporting já tinha ganho na Suécia por 1-0 (golo de Niculae) e agora havia que confirmar a passagem à próxima eliminatória da competição. A equipa de Laszlo Bölöni parecia finalmente encarreirar para uma grande temporada. Jardel já tinha chegado e marcava golos a uma cadência impressionante. Nessa noite, na receção ao Halmstad, a equipa: Tiago; César Prates, Beto (Hugo Viana 72), Phil Babb e Rui Jorge (Rodrigo Tello 72); Paulo Bento e André Cruz; Sá Pinto (Pedro Barbosa 60) e João Pinto; Niculae e Jardel.

Os leões apresentaram-se duma forma extremamente ofensiva, com César Prates e Rui Jorge a subirem muito no terreno – fazendo as alas, André Cruz a meio-campo, Sá Pinto e João Pinto no apoio aos 2 pontas-de-lança Niculae e Jardel.

Um penalty do goleador brasileiro abriu o ativo aos 29 minutos. João Pinto aumentou a contagem aos 38 (com uma cabeçada fantástica a cruzamento de André Cruz), mas, ainda antes do intervalo, os suecos reduziram.

Na 2ª parte o Sporting realizou uma grande partida, encurralando os nórdicos na sua defesa. Aos 60 minutos Sá Pinto voltou a lesionar-se gravemente (vivia uma fase problemática na sua carreira, com lesões contínuas). Pedro Barbosa entrou em jogo e Niculae marcou pouco depois o 3-1. Aos 68 Paulo Bento fez o seu 1º golo de verde e branco – com um remate magnífico de efeito, era o 4-1. Aos 72 minutos entraram na equipa Hugo Viana e Tello, passando o Sporting a jogar num mais convencional 4-4-2. Logo a seguir Jardel marcou o 5-1 para repetir o feito a um minuto do fim.

O resultado final de 6-1 confirmou que a equipa leonina estava cada vez mais consistente e os sportinguistas começaram a acreditar vivamente que poderia ser essa uma temporada de glória. Jardel continuava a marcar golos atrás de golos!

Foi o jogo 177 e a vitória 75 do Sporting nas Competições Europeias de Futebol.

Foto: João Pinto em ação na goleada aos suecos.

video

Post to Twitter

Comments (1)

 

  1. sarilhos 76 says:

    seria possivel arranjar o jogo la na suecia.eu era um dos 5 ultras da juve que foram de carro enfim foi estondoso quim,sarilhos,vasco tramagal,e o rato mil e uma historias ultras pa contar so queria o jogo.

Deixe o seu comentário