Juskowiak – O polaco dos golos bonitos

Andrzej Juskowiak nasceu a 3 de Novembro de 1970 em Gostyn – Polónia. Começou muito cedo a brilhar no Lech Poznan (depois de ter feito a formação no Kania – um clube da sua região), onde se sagrou campeão por duas vezes e melhor marcador em 1990.

Foi contratado pelo presidente Sousa Cintra no final da temporada 1991/92. Vestiu pela 1ª vez a camisola verde e branca num amigável realizado em Paris a 23 de Maio de 1992 numa denominada “Taça Lucídio Ribeiro” na qual o Sporting venceu o Aston Villa por 3-0 com 2 golos do polaco. Depois esteve nos Jogos Olímpicos de Barcelona onde se destacou ao serviço da sua Seleção (sagrou-se melhor marcador da prova e conquistou a medalha de prata) deixando “água na boca” aos sportinguistas, plenos de expetativas em relação às suas capacidades. Apesar de boas propostas para vender o seu passe (após os Jogos Olímpicos), o presidente leonino segurou-o no clube esperando ter encontrado um avançado na linha do melhor que o clube já tivera.

Estreou-se oficialmente (com o treinador Bobby Robson) a 22 de Agosto de 1992 na 1ª jornada do Campeonato, em Alvalade, frente ao FC Tirsense (0-0). Marcou pela 1ª vez a 5 de Setembro numa receção ao FC Famalicão (4-3). Nessa 1ª temporada alternou com Yordanov como parceiro de ataque do titularíssimo Jorge Cadete. Realizou 29 jogos e marcou 10 golos (algo aquém do esperado).

No ano seguinte Robson iniciou a época mas rapidamente foi substituído por Carlos Queiroz. Juskowiak ganhou alguma vantagem em relação a Yordanov mas voltou a não convencer (28 jogos e 8 golos). Na época que se seguiu (1994/95) firmou-se na titularidade (30 presenças) e foi o melhor marcador da equipa (13 golos – tantos quantos Yordanov), ajudando à conquista da Taça de Portugal. No final acabou por sair após uns últimos meses em que pouco jogou devido a problemas físicos e psicológicos.

A 28 de Maio de 1995 alinhou pela última vez (empate 2-2 em Guimarães). Marcara o golo derradeiro a 11 de Janeiro, num triunfo em Alvalade para a Taça de Portugal frente ao Boavista (5-0, com 3 golos do polaco) naquela que foi uma das suas melhores exibições de verde e branco.

Assim, totalizou 3 épocas, 87 jogos e 31 golos no Sporting. Ganhou uma Taça de Portugal. Acabou por deixar uma imagem positiva pois era um ponta-de-lança com boa técnica e engodo pela baliza, mas faltou sempre algo para convencer totalmente… Marcou alguns golos de grande espetáculo no Sporting mas, por outro lado, era algo perdulário e aparentava alguma falta de empenho e fragilidade psicológica.

Após a saída do Sporting alinhou no Olympiakos, Borussia Mönchengladbach, Wolfsburgo, Energie Cottbus, Metrostars e FC Erzgebirge Aue (onde terminou a carreira em 2007). Neste longo percurso, quase todo na Alemanha, marcou golos a uma cadência razoável mas não ganhou títulos.

Foi 39 vezes internacional A pela Polónia (13 golos).

GOLOS de JUSKOWIAK no SPORTING
ÉPOCA TU CN TP TOTAL
1992/93 1 9 0 10
1993/94 0 6 2 8
1994/95 0 10 3 13
Total 1 25 5 31

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.