Futebol leonino começou a apostar na formação há 112 anos!

Em 1911, consciente dos problemas em recrutar jogadores “já feitos” dispostos a jogar no Sporting (que não vivia propriamente em glória, no que ao futebol dizia respeito), a Direção leonina organizou aquilo a que hoje se poderia chamar “escola de jogadores”.

Na altura, a sua denominação era “quartas categorias”, onde jovens de tenra idade se iniciavam na prática deste desporto. Uma diferença grande existia em relação à realidade atual – a progressão de categoria não era feita em função da idade mas sim pelos progressos constatados na qualidade dos futebolistas. O objetivo era que a médio-longo prazo se conseguisse formar jogadores para a categoria de honra. Aliás, já era convicção na altura que a aposta na formação seria o garante para a obtenção duma boa equipa na categoria principal.

O Sporting foi muito feliz nesta aposta, pois ao longo desse ano os leões venceram 21 dos 22 jogos do campeonato de quartas categorias, sagrando-se campeões e terminando com a vantagem de 14 pontos sobre o Benfica.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.