18ª jornada do Campeonato Nacional, início da 2ª volta. Após uma 1ª metade de temporada muito negativa, o Sporting estava a 8 pontos do Braga antes desta partida, pelo que ganhar, perante pouco mais de 26.000 pessoas, era absolutamente obrigatório.
Depois de uns primeiros 5 minutos em que o Braga entrou melhor, o Sporting assentou jogo e partiu para uma 1ª parte de controlo quase absoluto, inaugurando o marcador logo aos 9 minutos – canto batido da esquerda por Nuno Santos, St. Juste cabeceou picado sem direção, mas a bola sobrou para Morita que rematou à meia-volta, fazendo a bola ainda bater no poste e entrar para o fundo da baliza de Matheus.
Até ao intervalo o Sporting teve vários lances de perigo mas não conseguiu voltar a marcar.
A entrada para a 2ª parte foi determinante. Logo aos 46 minutos veio o 2-0, e de novo por Morita – Ataque rápido do Sporting, depois de Esgaio (belo jogo!) recuperar uma bola a meio campo. Racic ficou no relvado a queixar-se (sem razão), antes já tinha ficado Niakaté no chão (mas o árbitro deu a lei da vantagem). Matheus ainda negou o golo a Pote com uma grande defesa, mas na sequência do lance, Morita recuperou a bola na área (após calcanhar de Chermiti) e rematou para o fundo da baliza!
Logo a seguir Niakaté levou o 2º amarelo de forma incrível, por meros protestos após o árbitro ter marcado uma falta a seu favor.
Aos 61 minutos, Edwards, que já ameaçara, arrancou pela direita, deixou vários adversários para trás e rematou rasteiro em arco, sem hipótese de defesa para Matheus – 3-0!
O Sporting continuou a dominar perante uma réplica muito digna do adversário, e aos 86 minutos chegou ao 4-0 num golaço de Matheus Reis (remate de fora, ao ângulo) na sequência dum canto e com assistência de Pote.
Já nos descontos, falta sobre Fatawu na área e Pote a fazer o 5-0 de penalty!
Adán (7); St. Juste (7), Coates (7) – Matheus Reis (5) 76 e Inácio (7); Esgaio (7), Ugarte (7) – Tanlongo (3) 63, Morita (8) – Trincão (2) 63 e Nuno Santos (7) – Arthur (2) 76; Edwards (7) – Fatawu (3) 76, Chermiti (6) e Pote (7).
Melhor sportinguista em campo – Morita