8ª jornada do Campeonato Nacional. Antes de nova pausa para as Seleções, o Sporting (perante quase 37.000 pessoas) recebeu o Arouca com o objetivo de se manter isolado na liderança da competição.
A nossa equipa não entrou da melhor forma (mais uma vez). Só aos 15 minutos, após um bom lance de Esgaio e com Pote a não conseguir emendar, se criou algum frisson no Alvalade.
Aos 31 minutos, bom lance de Edwards na direita e cruzamento para Gyokeres emendar da melhor forma – 1-0! Aos 40 mais um bom lance de Edwards mas nem Coates nem Diomande conseguiram atirar… logo a seguir expulsão de Diomande por 2º amarelo após um fita incrível do adversário num lance completamente normal.
As coisas ficaram mais complicadas em inferioridade numérica e mais complicadas ficaram logo aos 52 minutos com o empate- cruzamento de Jason e bela cabeçada de Mujica – grande golo!
O Sporting não se “desfez” e Nuno Santos com um tiraço à malha lateral (55 minutos) esteve perto de volta a dar-nos vantagem. Aos 60 grande lance de Gyokeres e Pote a falhar a emenda. Aos 68, bom lance de Pote na esquerda e cruzamento para emenda preciosa de Morita a fazer o 2-1!
Aos 85 Catamo ainda teve um grande lance individual para fantástica defesa de Arruabarrena. Aos 87 o jogo ficou com 10 para 10 por 2º amarelo a Rafael Fernandes (por agarrar Gyokeres).
Neste últimos minutos o Arouca fez uma ou outra aproximação mas Adán esteve sempre muito seguro.
Em suma, vitória difícil numa partida em que a expulsão de Diomande, que obrigou a equipa a jogar cerca de 45 minutos em inferioridade numérica, marcou muito o jogo (por que não atuou o VAR?).
Destaque óbvio em termos individuais para Gyokeres, que fez uma partida super-intensa.
Só uma nota: mais uma vez não percebemos por que saiu Nuno Santos quando estava a ser um dos melhores da equipa. Começa a ser demasiado recorrente…
A equipa: Adán (6); Diomande (4), Coates (7) e Inácio (6); Esgaio (5) – Catamo (5) 58, Hujlmand (5) – Bragança (2) 82, Morita (7) e Nuno Santos (6) – Eduardo Quaresma (3) 58 – Neto (1) 88; Edwards (7) – Matheus Reis (5) 46, Gyokeres (8) e Pote (6).
Melhor sportinguista em campo – Gyokeres.