Cândido Rosa Rodrigues

Cândido Rosa Rodrigues nasceu em Lisboa. Os amigos chamavam “Candinho” e com os seus irmãos António (Neco), José e Jorge eram conhecidos pelos “manos Catatau”. Foram das primeiras grandes figuras do futebol português.

Em 1904 foi um dos fundadores e dos primeiros 24 associados do Grupo Sport Lisboa – um dos clubes de que viria a resultar o Benfica, mas em meados de 1907 fez parte do grupo de futebolistas do GSL que se mudou para o Sporting, atraído pelas melhores condições proporcionadas pelo clube leonino. Cândido estava proibido pelo seu pai – o “velho Catatau”, tal como o seu irmão Neco, de jogar pelo Grupo Sport Lisboa, pois o clube de Belém treinava às escuras, e o seu irmão chegara a fraturar um braço…

Fez parte da primeira equipa oficial do Sporting, a que defrontou o Grupo Sport Lisboa no dia 1 de Dezembro de 1907 e que venceu por 2-1. Mais do que isso, foi Cândido a fazer o 1º golo oficial da História leonina, nesse mesmo jogo!

Por essa altura era mesmo a principal figura da equipa no seu posto de interior-direito, posição onde jogou quase sempre na sua carreira, com exceção de uma ou outra época em que derivou para interior-esquerdo para que António Stromp jogasse na extrema-direita e António Rosa Rodrigues (anterior extremo) como interior do mesmo lado. Em 1911/12 foi um dos capitães da equipa sportinguista, um posto que tinha enorme importância na altura.

A 3 de Novembro de 1912 o Sporting inaugurou o seu novo Estádio. Para tal instituiu a Taça Visconde Alvalade a disputar com o Boavista (a duas mãos) e os leões venceram os nortenhos por 12-1 (Candinho e Neco foram as grandes figuras da partida com 3 e 4 golos respetivamente). O Sporting viria a conquistar o troféu (o 1º do seu futebol) pois também ganhou no Porto, por 3-0.

A 24 de Janeiro de 1913 marcou presença no 1º jogo internacional do Sporting – uma receção ao Madrid FC (futuro Real Madrid), com os leões a ganharem por 4-3. Cândido marcou e foi com o seu irmão António uma das principais figuras da partida.

Jogou um total de 7 épocas na equipa leonina (com cerca de 50 jogos oficiais), da qual se despediu no final da temporada de 1914. A 8 de Maio desse ano alinhou pela última vez, numa derrota por 3-0 frente ao Benfica para a última jornada do Regional.

Morreu em 1974.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.