Recorde nacional – A maior goleada fora nas Competições Europeias de Futebol

17 de Setembro de 1986. Na longínqua Islandia, o Sporting conseguiu a sua mais ampla vitória de sempre “fora de casa” para as competições europeias (marca que constitui uma das melhores de sempre a nível europeu – a maior foi um triunfo do Feyenoord no terreno do Rumelange por 12-0 em 1972/73, e a melhor de sempre entre equipas portuguesas).

O adversário dos 1/32 avos da Taça UEFA foi o Akranes, uma equipa que ganhara poucas semanas antes a Taça da Islandia  e que possuia vários internacionais. Com 4.000 pessoas a assistir, o Sporting de Manuel José apresentou-se com: Vital; Gabriel, Venâncio, Morato e Mário Jorge; Oceano; Zinho, Negrete e Mário; Meade – Silvinho 57 e Manuel Fernandes – Mc Donald 45.

Durou 10 minutos a resistência dos donos da casa. Numa corrida pela esquerda, Mário driblou um adversário e assistiu Manuel Fernandes, que com calma e certeza apontou à baliza contrária, inaugurando o marcador. 4 minutos depois Oceano passou a bola para as costas da defesa contrária. Muito rápido a arrancar, Meade entrou na área e rematou enviezado fazendo o golo.

Aos 37 minutos o Sporting aumentou para 3-0. Zinho centrou muito bem da direita para Meade, à boca da baliza, marcar. 2 minutos mais tarde os verde e brancos “fecharam a loja” pela 1ª parte. Oceano foi carregado pelas costas dentro da área e Manuel Fernandes converteu a respetiva grande-penalidade.

Para a 2ª parte entrou Mc Donald, que se estreou a marcar pelo Sporting logo aos 49 minutos com uma excelente cabeçada a centro da esquerda executado por Mário. Ao quarto-de-hora Mc Donald voltou a concretizar, fulminando a baliza contrária após uma magnífica jogada de Zinho.

O 7-0 surgiu aos 80 minutos por Negrete, que rematou quase à boca da baliza após mais uma bela jogada de Zinho. A 3 minutos do fim Mc Donald fez o seu 3º golo com um magnífico chapéu de larga distância, aproveitando uma saída extemporânea do guardião local.

Nos últimos instantes do encontro o Sporting alcançou o histórico 9-0 final por Zinho (1º golo oficial), de penalty, a punir uma rasteira indiscutível a Silvinho.

Em suma, esta foi uma vitória bem mais fácil do que se estava à espera. Mário (foto) foi o grande homem da equipa, com uma exibição portentosa, mas Oceano, Zinho e Mc Donald também estiveram em excelente nível numa equipa toda ela em bitola bastante elevada.

Indigitado para presidente do Sporting, Amado de Freitas liderou a comitiva a Reykjavik. Para ele: “Esta foi uma exibição espetacular do Sporting, que ao marcar 9 golos pode ter comprometido a receita para o jogo da 2ª mão, e que tão precisa é. No entanto espero que os sportinguistas encontrem neste desfecho mais um motivo para marcarem presença na 2ª partida, para dizerem à equipa que estão com ela e que a querem levar o mais longe possível. Com este resultado, o Sporting demonstrou que pode ir longe nas competições em que está envolvido. Quero salientar os 3 golos do Mc Donald que vêm provar que temos homem e que afinal o Sporting tem bons jogadores e fez boas aquisições…”

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.