Fernando – Goleador de fino recorte

José Fernando Puglia nasceu a 23 de Janeiro de 1937 em São José do Rio Pardo – São Paulo – Brasil e foi um dos melhores avançados que passou pelo futebol do Sporting em toda a sua História. Depois de dar nas vistas no Palmeiras e no São Paulo chegou ao Alvalade no defeso de 1959. Veio como um médio ofensivo com boa capacidade para fazer golos, o que confirmou por inteiro no nosso país, onde passou a atuar habitualmente como avançado.

Estreou-se oficialmente a 20 de Setembro de 1959 na 1ª jornada do Campeonato, no Barreiro, frente à CUF, e marcou o golo solitário do triunfo. Nos jogos seguintes foi mostrando toda a sua veia goleadora (não precisou de qualquer período de adaptação), destacando-se, por exemplo, os 2 golos que marcou nas Antas num triunfo por 4-1 a 4 de Outubro de 1959.

Nessa 1ª época, sob o comando de Fernando Vaz (primeiro) e Mário Imbelloni (depois), fez 30 jogos e foi o melhor marcador da equipa com 35 golos.

Na 2ª temporada, com Alfredo González e Otto Glória (este já na parte final) não jogou frequentemente na posição de avançado-centro pois a chegada de Figueiredo à equipa fê-lo derivar para um lugar um pouco mais recuado. Ainda assim manteve-se em muito bom plano realizando 27 jogos e apontando 21 golos. Marcou pela última vez no dia 10 de Junho de 1961 numa receção ao Vitória de Setúbal para a Taça de Portugal (4-1). O seu último jogo oficial ocorreu a 3 de Julho de 1961 numa derrota no Porto pelo mesmo resultado e para a mesma competição.

No total esteve duas temporadas no Sporting realizando 57 jogos e marcando 56 golos. Não conseguiu qualquer título pois os leões classificaram-se nas duas épocas em 2º lugar no Campeonato e chegaram às meias-finais e final da Taça de Portugal.

No Alvalade mostrou grandes atributos e por isso foi jogar para Itália (Palermo e Juventus), onde voltou a atuar mais como centrocampista. Depois regressou ao Brasil onde ainda alinhou no Santa Cruz e Bangu (onde foi campeão estadual). Na parte final da carreira ainda esteve emprestado ao Houston Stars dos EUA. Foi 3 vezes internacional pelo Brasil, marcou 1 golo (no período em que jogou em Itália).

Depois de abandonar o futebol tornou-se empresário no comércio de automóveis, enveredando mais tarde pelo negócio das ferragens em São Paulo. As coisas correram mal e acabou por passar graves dificuldades económicas.

Morreu a 6 de Abril de 2015 após sofrer uma série de complicações por conta de uma insuficiência respiratória e renal. Aos 78 anos de idade, estava internado no Hospital Sancta Maggiore, localizado na zona sul de São Paulo.

GOLOS de FERNANDO ao serviço do SPORTING
ÉPOCA CN TP TOTAL
1959/60 22 13 35
1960/61 16 5 21
Total 38 18 56

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.