1981 – 7º título nacional de Basquetebol (apesar de muitas contrariedades)

22 de Março de 1981. Neste dia o Sporting garantiu a conquista do título nacional de Basquetebol (o 7º) ao derrotar o Atlético CP por 106-79. Os leões completaram a fase final com 8 vitórias e apenas duas derrotas, tendo sido o seu atleta John Fultz o melhor marcador da prova com 294 pontos.

O Sporting havia começado a competição com alguns problemas devido ao pedido de demissão de Adriano Baganha (que depois voltou) e dos seus adjuntos, mas foi conseguindo ultrapassar as dificuldades até à hora da consagração final.

Nesta partida decisiva frente ao Atlético CP os leões confirmaram o título alcançando a vitória com tranquilidade e alardeando a sua grande categoria e superioridade. Alinharam no confronto decisivo: Carlos Lisboa (17), Fultz (35), Israel (8), José Luís (5), Augusto Baganha (12), Leonel Santos, Paiva (6), Hélder, Santiago (18) e João Cardoso (5).

No final, e apesar do grande contentamento pelo título alcançado, Adriano Baganha não evitou críticas: “Nos últimos 2 anos conseguimos bons resultados, mas melhores se teriam conseguido com uma melhor organização e estrutura. Realço o espírito de grupo desta equipa, que permitiu ultrapassar um sem-número de problemas que se foram avolumando ao longo da época. Não fico excessivamente eufórico nestas horas porque neste caso particular do Sporting há muito a fazer pelo seu basquetebol e pelo basquetebol português”.

Na foto, Carlos Lisboa, um dos principais artífices do título.

nota: agradecemos a colaboração de Nuno Pessoa Barradas.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.