Orlando Duarte

Orlando Francisco Alves Duarte nasceu a 5 de Abril de 1957 em Lisboa, e é a maior figura da História do Futsal em Portugal. A sua carreira de treinador iniciou-se em 1987/88 no Atlético CP onde esteve até 1991/92. Seguiram-se 9 temporadas no Sporting onde foi Campeão Nacional por 5 vezes (de 1993 a 1995 consecutivamente e depois em 1999 e 2001 – ano da despedida), sendo o principal responsável por tornar o clube hegemónico na modalidade.

Depois, na Seleção nacional, ficou ligado aos maiores feitos da equipa das quinas, a qual colocou no primeiro plano europeu e mundial. Foi 3º no Campeonato do Mundo em 2000 (na Guatemala) e 2º no Campeonato da Europa (na Hungria) em 2010. Pelo meio levou a equipa a mais 3 Europeus e 2 Mundiais.

Já depois de abandonar a Seleção recebeu o prémio “Fernando Vaz” da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), pelo bom trabalho realizado à frente da turma das quinas. Afirmou na altura: “Há reconhecimentos e reconhecimentos e este é ótimo porque vem dos meus colegas treinadores. Entendo que é um prémio que vem da competência, da qualidade do trabalho, atribuído por pessoas que sabem aquilo que é feito e isso deixa-me muito satisfeito”

Regressou ao comando do Futsal do Sporting para a temporada 2010/11. Logo no início da época ganhou a Supertaça. No período final, das decisões, chegou à final da UEFA Futsal Cup, venceu a Taça de Portugal frente ao Benfica e conquistou o Campeonato perante o mesmo adversário (com 3 vitórias em 3 jogos da final do play-off).

Ainda antes do final da época de 2012 a direção leonina, comandada por Godinho Lopes, decidiu não lhe renovar o contrato e iniciar outro ciclo na modalidade no clube.

Post to Twitter

Deixe o seu comentário