Ferreira Pinto – Participação importante na goleada recorde ao Apoel

Fernando Ferreira Pinto nasceu a 10 de Maio de 1942 em Benguela – Angola. Estreou-se oficialmente pelo Sporting (com Juca) na temporada em que o seu irmão mais velho, José, se despedia do clube – foi a 31 de Dezembro de 1961 numa receção ao Cova da Piedade (5-1) a contar para a Taça de Portugal. Nessa época fez apenas 3 jogos (fazendo parte do plantel campeão nacional) e na seguinte nem chegou a alinhar oficialmente.

Em 1963/64 só jogou duas vezes, mas para a História ficou a sua participação na goleada recorde (que se mantém) nas competições europeias frente ao Apoel Nicosia – 16-1, na qual apontou 2 golos, na caminhada para a vitória na Taça das Taças.

Como interior-esquerdo fez, finalmente, uma época com utilização frequente em 1964/65 (24 presenças e 2 golos). No ano seguinte, como extremo-direito, foi um dos protagonistas na conquista do título nacional pela equipa comandada por Otto Glória. Na campanha europeia contribuiu com 1 golo para a goleada por 6-1 ao Bordéus.

1966/67 foi a sua última temporada de “leão ao peito”. Voltou a jogar pouco, marcando o seu último golo a 23 de Outubro de 1966 num empate no Restelo a uma bola. Jogou pela última vez a 4 de Dezembro num Sporting-Leixões (0-1) para o Campeonato.

Totalizou 5 épocas, 67 jogos oficiais e 10 golos pelo Sporting. Ganhou uma Taça das Taças e 2 Campeonatos Nacionais.

Depois de sair do Sporting alinhou na Sanjoanense, Tramagal e Sporting Farense.

Post to Twitter

Deixe o seu comentário