Lúcio – Um defesa goleador, de pontapé fortíssimo!

Lúcio Soares nasceu a 31 de Maio de 1934 em Manhuaçu – Minas Gerais – Brasil. Após alinhar na Portuguesa e no América, veio para o Sporting no final do ano de 1959. Estreou-se oficialmente (com o treinador Fernando Vaz) a 13 de Dezembro, e logo num Sporting-Benfica (1-1) para o Campeonato. Marcou o 1º golo (bisou) cerca de um mês e meio depois, a 30 de Janeiro de 1960, numa receção ao Sporting de Espinho (2-0) para a Taça de Portugal. Foi titularíssimo desde a sua chegada, como defesa central, apontando 10 golos (uma marca impressionante para um defesa vindo a meio da temporada).

Estranhamente jogou menos na época seguinte (Alfredo González, primeiro, e Otto Glória, depois, preferiram Morato – outro futebolista de bom nível e mais regular). Em 1961/62 o Sporting chegou ao título, e Lúcio voltou a ter papel importante na equipa (embora jogando menos que Morato), mas na temporada seguinte voltou a ser protagonista, com 35 jogos oficiais (7 golos) e a conquista da Taça de Portugal.

1963/64 foi a sua última temporada de verde e branco. Em Portugal era acusado por alguns de ser pouco disciplinado, nunca seguindo à risca um modo de vida completamente de acordo com o exigido a um profissional de futebol. A pedido dos colegas de equipa, foi substítuido no “onze” principal por Alexandre Baptista, e a partir daí nunca mais se destacou em Alvalade, acabando mesmo por sair no final da época. O seu último jogo pelo Sporting aconteceu no dia 26 de Janeiro de 1964 – uma vitória no Seixal por 3-1. Uma semana antes marcara pela última vez, num triunfo por 5-0 sobre o Vitória de Guimarães.

Era conhecido pelo seu “pé canhão”, tendo sido, antes de André Cruz, o melhor executante de livres diretos que alguma vez o Sporting teve. Costumava marcar também penaltis, com tiros absolutamente indefensáveis.

Em 5 temporadas fez 103 jogos oficiais e marcou 35 golos pela equipa leonina, tendo ganho uma Taça das Taças, 1 Campeonato Nacional e uma Taça de Portugal. É o 2º defesa mais goleador de sempre da História do futebol leonino, ultrapassado por Coates em 2023/24 e seguido por Beto (26 golos).

O seu pai, José Maria Soares, era natural de Fafe, pelo que acabou por atuar 5 vezes pela Selecção Nacional (foi o 1º naturalizado da História a par do, também sportinguista, David Julius a fazê-lo).

Frequentou o curso superior de Ciências Económicas e Financeiras na Faculdade Nilo Pessanha no Rio de Janeiro, e concluiu os estudos após o seu regresso ao Brasil depois de ter passado pelo Sporting.

Morreu cedo, a 15 de Outubro de 1974, numa pescaria, afogado nas águas do rio Verde em Varginha-Sul de Minas Gerais – Brasil…

Post to Twitter

14 Comments

  1. Prezados, sou Lúcio Carlos Soares, sobrinho, chará, e apadrinhado do meu tio Lúcio Soares, Gostaria de retificar meus contatos: 021-97665-1871, luciolc01@gmail.com

  2. Todas pessoas nasceram em Reduto até 1948,eram registrdas em Manhuaçu,não havia o Distrito,já a data correta da morte é a do Luis Carlos Soares,no site Miltom Neves está errado,tenho entrevista do Lucio e varias fotos,só pedir por e-mail,grande jogador,nunca ví errar um penalty,dava uma bomba no meio do gol<Lucio começou menino no Estrelinha de Reduto Mg em 1947,depois em 1959 Estrelinha virou Torino em homenagem ao time italiano,Lucio depois jogou no Clube Atlético de Manhumirim e Fluvasan quando foi para o Rio de Janeiro,estreando na Portuguesa da Ilha do Governador a AAP,depois foi para o América RJ,Sporting Lisboa,novamente AAP,encerrou carreira no Flamengo de Varginha,casou minha prima Maria Tereza Gama Soares teve seguinte filhos=José Arlindo(falecido,Rogério,Daniela e Marisa,moram todos em Varginha MG

  3. Tenho muito orgulho dou meu avô, que tem seu nome escrito no cenário futebolístico mundial!!

  4. Sou neto do Lucio Soares e Maria Tereza, infelizmente não tive o pescar de conhecer meu avô! Mas s

  5. Antes de 1948,não existia o Distrito de Reduto,tudo era Manhuaçu,Reduto fica a 5 kms de distancia e como não tem Hospital,todo mundo de lá nasce em Manhuaçu

  6. Lucio era casado com minha prima Maria Tereza Nogueira da Gama,era grande futebolista,jogou Torino de Reduto,Fluvasab de Manhuaçu e quando 3 jogadores de Manhuaçu foram para o Vasco,Lucio foi dispensado ,jogava de ponta direita,continuou no Rio e foi para a portuguesa da Ilha do Governador,onde escursionou pela Europa sendo contratado pelo America Rj,depois pelo Sporting de Lisboa,voltou para o Brasil,devido doença de seu filho mais velho,o José Arlindo que acabou falecendo,depois jogou ainda na Portuguesa e Flamengo de Varginha,virando tecnico,professor de educação fisica de uma escola,foi quando faleceu numa excursão de professores de uma escola

  7. Lúcio morreu tragicamente (durante uma pescaria foi tragado pelas traiçoeiras águas do Rio Verde em Varginha (MG) em 15 de Outubro de 1974). Matéria do jornal GAZETA DE VARGINHA edição 19/10/1974.
    Vasta reportagem ilustrada por inúmeras fotos de sua carreira fará parte do ALMANACÃO STADIUM VARGINHENSE, com lançamento para breve.

  8. Bom dia. Obrigado pelo seu contacto. As principais informações que temos sobre Lúcio Soares estão no texto…

  9. Gostaria de obter informações sobre Lucio Soares, sou de Reduto MG e em historias de nossa cidade surgiu este nome que figura como Redutense embora tenha sido registrado em Manhuaçu, assim como todos os Redutense nascidos até hoje recebem naturalidade de Manhuaçu, já que a cidade nao possui nenhum Hospital. Queria muito obter informações sobre quem foi Lucio Soares e se ainda possui parentes na cidade.

  10. Obrigado pelo seu testemunho. Abraço:)

  11. Sempre que posso assisto o ótimo programa do Milton Neves, ” Terceiro Tempo” e revejo alguns atletas famosos no ontem e hoje, e indaguei sobre o zagueiro Lúcio contra o qual joguei várias vezes, quando ele ainda morava em Manhumirim próximo à minha cidade, embora digam que ele é natural de Manhuaçu, mas ela ainda não era profissional e jogava sempre contra o Serrano FC da minha cidade que é CAPARAÒ muito perto de Manhumirim, já naquela época se destacava pela potência do seu chute, fez carreira no esporte, mas infelizmente faleceu muito cedo o que foi uma pena. Um abraço.

  12. Muito obrigado pela sua informação.

  13. Prezados, informo que há um equivoco, sobre a data e local do falecimento do meu tio Lucio Soares defesa do Sporting de Lisboa, falecido na verdade aos 40 anos de idade em 15/10/1974, em um rio(verde) em Varginha-Sul de Minas Geras – Brasil.

    grato, e aguardo acerto do mal entendido!
    Lúcio Carlos Soares
    021-8867-2702
    luciolc@ig.com.br

  14. Pelo que me consta ( e creio que esta informação consta do site do Milton Neves ), o Lúcio Soares faleceu em Varginha ( MG ), no dia 17 de outubro de 1999, e não em 1988.

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.