2001 – Campeões Nacionais de Futsal, na despedida de Orlando Duarte

3 de Junho de 2001. O Futebol de Cinco já estava popularizado por Futsal. Neste dia o Sporting sagrou-se Campeão Nacional mais uma vez (a 5ª) a duas jornadas do fim, ao empatar 1-1 com o Miramar. A partida disputou-se no recinto do 2º classificado, e ao Sporting bastava um empate para conquistar o título.

O encontro foi disputadíssimo. A equipa orientada por Orlando Duarte defrontou um conjunto que fez deste jogo o tudo por tudo, tendo até algum domínio territorial, mas a classe, a boa organização tática e de conjunto dos sportinguistas não permitiu a vitória aos locais. O Sporting até inaugurou o marcador, já perto do fim, por Gonçalo Alves (numa altura em que o seu adversário jogava com guarda-redes avançado). Os locais ainda foram a tempo de empatar, mas o título ficou (bem) entregue.

O Sporting alinhou com: João Benedito; Vítor Marques, Pedro Costa, Gonçalo Alves, Eduardo Miguel Fernandes, Zezito e Pedro Caetano. Outros jogadores como Hugo Oliveira, Ricardo Caturra, Piranha, João Marçal e Tico também foram campeões.

O diretor da secção, Carlos Vaz, estava emocionado no final: “Este título deve-se ao trabalho de muita gente. Dos treinadores, da equipa, mas também ao apoio que é cada vez maior do Conselho Diretivo, com destaque para o prof. Reis Pinto, Roberto Carneiro e Mário Casquilho. Fomos campeões com todo o mérito, pois somos a melhor equipa”.

A verdadeira festa fez-se na semana seguinte quando o Sporting recebeu e bateu o Junqueira por 2-0. Na ocasião, o veterano capitão Vítor Marques afirmou: “É uma alegria muito grande ser capitão destes miúdos, porque quer como jogadores quer como pessoas são excelentes. Toda a gente dizia que a nossa equipa não valia nada, mas o trabalho, a humildade e o talento funcionaram como uma bofetada sem mão para os nossos detratores”.

O Sporting terminou o Campeonato invicto, com 25V e 5E, 104-39 em golos. Foi um feito inédito. No final da temporada Orlando Duarte saiu do comando técnico da equipa para se dedicar por exclusivo à Seleção Nacional – voltaria 9 anos depois!

Na foto, a equipa técnica: Paulo Fernandes (treinador adjunto) e Orlando Duarte (treinador).

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.