Carlos Lisboa – Um dos melhores basquetebolistas portugueses de sempre

Carlos Humberto Lehmann de Almeida Benholiel Lisboa Santos nasceu a 23 de Julho de 1958 na Cidade da Praia – Cabo Verde. Desde muito novo nutriu uma paixão imensa pelo Basquetebol. Dizem os seus familiares que dormia com uma bola debaixo da cama e mal acordava logo começava a driblar.

Começou no Sporting de Lourenço Marques, em Moçambique, onde alinhou nas camadas jovens. Em finais de 1974 rumou a Portugal e ingressou nos juvenis do Benfica, onde jogou pouco, e por isso decidiu abandonar o clube. Cerca de 1 ano depois chegou ao Sporting por influência de Mário Albuquerque (na altura treinador dos juniores e o seu grande ídolo de infância) e muito novo começou a alinhar na equipa senior leonina.

Pelo Sporting ganhou 3 Campeonatos Nacionais e duas Taças de Portugal, assumindo-se como a principal figura da modalidade do clube nos seus anos áureos – entre finais dos anos 70 e princípios dos 80s do século passado.

Em 1981 ganhou o Prémio Stromp na categoria “Alta Competição”. No ano seguinte a direção presidida por João Rocha encerrou a secção de Basquetebol, e ingressou no Queluz. Jogou ainda com grande sucesso no Benfica (clube do qual se tornou um verdadeiro símbolo), encetando depois uma carreira de treinador (Benfica, Estoril, Aveiro Basket).

Foi 103 vezes internacional (43 das quais pela principal “equipa das quinas”). É considerado unanimemente um dos melhores basquetebolistas portugueses de todos os tempos e com o passar dos anos tornou-se uma “bandeira” do Benfica, mas foi no Alvalade que deu os primeiros passos na “alta roda”, e pelo Sporting conseguiu diversas conquistas marcantes, tendo-se tornado, de verde e branco, o melhor português na sua modalidade de eleição.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.