10ª vitória na Taça de Honra da AFL com golo de Careca

9 de Setembro de 1990. Nesse dia o Sporting conquistou o seu 1º troféu da temporada ao vencer a Taça de Honra da AFL, batendo o Benfica no Estádio da Luz. A equipa de Marinho Peres estava motivada com as vitórias nos 3 primeiros jogos do Campeonato Nacional e não perdeu o ensejo de conquistar uma Taça que em tempos fôra muito prestigiada, e que se procurava recuperar.

No 1º jogo, no dia anterior, os leões bateram no Alvalade o Belenenses por 2-0 com golos de Gomes (a fazer um início de época arrasador) e Lima.

A final disputou-se no Estádio da Luz perante 25.000 pessoas (o que honrou muito a competição) tendo o Sporting alinhado com: Ivkovic (cap); João Luiz, Miguel, Luizinho e Leal; Bozinowski; Carlos Xavier, Douglas e Careca – Figo 88; Gomes e Lima.

Perante um Benfica na sua máxima força, o único golo dos pupilos de Marinho Peres e da partida surgiu aos 22 minutos por Careca (que chegado algumas semanas antes fôra apelidado pelo presidente Sousa Cintra como o “novo Eusébio”). Carlos Xavier marcou um pontapé de canto da esquerda, houve um desvio de Neno (que não conseguiu segurar) e Careca surgiu muito bem ao 2º a concluir na insistência.

O Sporting fez um boa partida, sobretudo na 1ª parte, na qual jogou deliberadamente ao ataque, procurando o golo. No 2º tempo a equipa mudou de sistema, optando pelo contra-ataque, mas os pupilos de Eriksson nunca conseguiram romper uma defesa sportinguista muito “senhora de si”. Ivkovic, com grande segurança, terá sido mesmo a principal figura da equipa verde e branca, tendo no final passeado o troféu no relvado na companhia do presidente Sousa Cintra. O jogo foi de qualidade, com ambas as equipas a provarem que atravessavam um bom momento de forma.

Foto: Os festejos no final pela conquista da Taça de Honra.

video

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.