Fernando Mendonça – Em foco na histórica conquista do tetra-Campeonato

Fernando Manuel de Mendonça Paulino nasceu a 15 de Outubro de 1931 em Luanda – Angola. Com 2 irmãos mais novos (Jorge e João) que também viriam a ser futebolistas (Jorge foi o mais destacado, chegando a alinhar com grande sucesso no Atlético de Madrid e mais tarde no FC Barcelona), chegou bem cedo ao Sporting mas não se conseguiu impôr na equipa principal, acabando emprestado ao Juventude de Évora.

Regressado do empréstimo no defeso de 1952, estreou-se oficialmente (com o treinador Randolph Galloway) a 30 de Novembro numa vitória no Estoril por 3-1. Marcou pela 1ª vez (bisou) a 1 de Março de 1953 numa goleada ao Lusitano de Évora por 7-0. Nessa época fez 15 jogos (normalmente como interior-esquerdo) e 3 golos, contribuindo para o 12º título nacional (3º consecutivo) do Sporting.

Na época seguinte esteve ainda mais em foco e realizou a sua melhor temporada de sempre. Alinhando na extrema-esquerda, foi titular (29 jogos oficiais e 13 golos) numa equipa que conquistou o 1º tetra-Campeonato do Futebol português. Na final da Taça de Portugal marcou por duas vezes no triunfo por 3-2 sobre o Vitória de Setúbal, naquela que terá sido a sua tarde de maior glória.

Para 1954/55, Joze Szabo, e mais tarde Alejandro Scopelli, promoveram muitas alterações na equipa. Mendonça foi uma das vítimas, acabando por realizar somente 9 jogos. No final voltou a ser emprestado, agora ao Torreense. A 20 de Março de 1955 fez a última partida de verde e branco (5-0 ao Boavista). Marcara o golo derradeiro a 21 de Novembro de 1954 (6-0 à CUF).

Assim, no total, esteve 3 temporadas no Sporting, tendo realizado 53 jogos oficiais e marcado 18 golos. Ganhou 2 Campeonatos Nacionais e uma Taça de Portugal. Foi um futebolista importante numa fase em que os leões viveram momentos gloriosos.

Depois de Torres Vedras foi para o Braga – agora já a título definitivo, onde passou várias épocas em bom plano. Mais tarde passou ainda pelo Deportivo da Corunha e terminou a carreira em 1966 no FC Penafiel.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.