Lemajic – Montenegrino que cumpriu em Alvalade

Zoran Lemajic nasceu a 8 de Novembro de 1960 em Niksic – Montenegro – Jugoslávia. Chegou a Portugal (oriundo do Pristina) para alinhar no Sporting Farense (então na 2ª divisão). Ajudou a equipa algarvia a subir ao escalão principal e a conseguir uma memorável presença na final da Taça de Portugal. Após 3 bons anos em Faro rumou ao Boavista onde teve um desempenho de muito bom nível e ganhou a Supertaça.

Depois de 1 ano apenas no Bessa foi contratado pelo Sporting onde chegou no Verão de 1993 com o seu colega de equipa e de posição – Costinha no intuito de “fazer esquecer” Ivkovic.

Nos primeiros tempos a titularidade foi ganha pelo jovem português e Lemajic só se estreou oficialmente (ainda com o treinador Bobby Robson) a 4 de Dezembro de 1993 num triunfo em Alvalade sobre o Leça por 4-3 para a Taça de Portugal. 3 dias depois surgiu o “desastre” de Salzburgo, a mudança de treinador e poucas semanas mais tarde a titularidade para Lemajic, que a manteve até ao final da temporada. Coletivamente a equipa esteve perto do título (que falhou com os famosos 3-6 frente ao Benfica) e para o ano que se seguiu Carlos Queiroz fez Costinha regressar à titularidade.

1994/95 acabou por ser a sua última época de verde e branco. Alinhou apenas 9 vezes e conquistou o seu único troféu de verde e branco – a Taça de Portugal, chegando a jogar alguns minutos da final em substituição do seu rival na baliza leonina. Assim, esteve um total de duas épocas na equipa principal do Sporting tendo realizado 34 jogos oficiais e sofrido 31 golos. Ganhou uma Taça de Portugal.

Na sua História o Sporting teve 20 guarda-redes (que tenham realizado pelo menos 10 jogos oficiais) que sofreram uma média inferior a 1 golo por jogo – Lemajic é um deles, figurando no 14º lugar dos guardiões com melhor média de sempre no clube.

Sem ser super, foi um bom guarda-redes – ágil e aparentemente frio e tranquilo – que passou por Alvalade de onde se mudou para o Marítimo apenas por 1 ano. Depois esteve na Escócia (Dunfermline) onde terminou a carreira em 1998.

Post to Twitter

2 Comments

  1. Muito obrigado pela mensagem e muitas felicidades para si.

  2. Parabens e muito obrigado por em cima escrito ,porque e tudo de verdade !

    Um grande abraso e tudo bem para o nosso Sporting , deseja o Lemajic !!!

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.