Basquetebol começou em grande!

15 de Abril de 1928. Nesse dia o Sporting sagrou-se Campeão de Lisboa de Basquetebol (ao bater na final o Triângulo por 8-3), no 1º Regional realizado. Benigno da Silva fez 4 pontos, Oliveira Martins e Raúl Esteves Coluna fizeram 2 cada.

Os treinos do Sporting desta modalidade tinham-se iniciado em Fevereiro de 1927 sob a égide de Acácio Campos, a quem chamavam “o pai”.

Um Sporting-Benfica foi o jogo inaugural do 1º Campeonato Regional, a 27 de Novembro de 1927. Segundo o Diário de Notícias: “Os leões venceram por 14-5, mas o número de pontos não traduziu fielmente aquilo que se passou, pois a superioridade dos leões foi mais que evidente, lamentando-se o dia infeliz do seu avançado-centro. Os verde e brancos mostraram-se técnica e coletivamente superiores, com destaque para a bela exibição de Ramalho”. Nesse seu 1º jogo oficial de Basquetebol o Sporting alinhou com: Acácio Campos (cap), Benigno, Oliveira Martins, Ramalho e Edmundo Bornes.

A equipa do Triângulo era a grande favorita à vitória na competição, pois tinha sido pioneira na introdução da modalidade em Portugal. A prova foi dividida em duas séries apurando-se os 2 primeiros de cada série para as 1/2 finais. Os adversários e resultados leoninos foram os seguintes: Benfica (14-5 e 13-5), Triângulo (18-4 e 5-12), Probidade (7-5 e 5-5), Belenenses (vfc e 55-1) e Portugal e Colónias (15-6 e 21-6). O Sporting terminou a sua “poule” em igualdade com o Triângulo, tendo sido derrotado no desempate por 13-4, cabendo-lhe então defrontar o vencedor da outra série, o Carcavelinhos, a quem derrotou por 36-6.

Veio então a grande final. O jogo foi disputado na Tapadinha, nesse 15 de Abril (perante numerosíssima assistência), em recinto armado no campo de futebol em frente à bancada central e terminou (contra a grande maioria dos vaticínios) com a vitória leonina por 8-3. Nessa partida decisiva os sportinguistas alinharam com Acácio Campos (cap), Oliveira Martins, Ramalho, Benigno e Coluna.

Segundo José Dias Pereira, componente da equipa de 2ªs categorias na mesma temporada (em declarações ao jornal Sporting 20 anos mais tarde): “Foram inesquecíveis os momentos de angústia quando Benigno se magoou de forma a ficar quase inutilizado para o jogo e mais ainda os de alegria quando o mesmo, apesar de não poder mexer um braço, pôde, livre da vigilância dos adversários, concluir certeiramente um passe e marcar os pontos que deram a vitória ao Sporting”.

Quando a partida terminou, nas cabinas leoninas foi um verdadeiro “fim do mundo”, com uma festa inesquecível de todos aqueles categorizados e bravos atletas.

Foto: A equipa sportinguista mais utilizada no percurso rumo ao título regional – Benigno da Silva, Edmundo Bornes, Alfredo Ramalho, Acácio Campos e Eduardo Oliveira Martins.

Obrigado à Secção de Basquetebol do Sporting e à Wiki Sporting pela colaboração.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.