A 1ª goleada do Futebol leonino em jogos oficiais

29 de Novembro de 1908. Nesse dia o Sporting deslocou-se ao Campo da Feiteira para defrontar o Ajudense, em jogo a contar para a 3ª jornada do Campeonato Regional de Lisboa (o 2º no qual os leões participavam).

Nessa altura as equipas de Futebol ainda não tinham propriamente um treinador. No caso do Sporting a orientação da equipa era responsabilidade dum Conselho Técnico formado por Charles Elm, José Bello (capitão), Emílio de Carvalho, Daniel Queiroz dos Santos e José Alvalade.

A equipa leonina (que estreara a camisola bipartida – atual “equipamento Stromp” na jornada anterior) tinha nessa época nomes novos onde avultavam o guarda-redes Augusto de Freitas, os irmãos Stromp (Francisco e António) e António das Neves Vital.

Nessa partida perante o Ajudense os leões conseguiram a 1ª goleada da sua História em jogos oficiais, ao triunfarem por 6-0. O mais curioso no meio disto tudo é que o goleador da partida (Emílio de Carvalho – 3 golos) era o guarda-redes da equipa na temporada anterior (!), mas com a chegada do novo recruta para a baliza derivou para o centro do ataque. Fritz, António Rosa Rodrigues e um jogador local na própria baliza fizeram os golos restantes dum jogo que ficou para a História!

Foto (arquivo): Emílio de Carvalho

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.