Lito – Médio ofensivo de bom nível

José Elden de Araújo Lobo Júnior nasceu a 10 de Agosto de 1956 em Luanda – Angola. Começou bem cedo a mostrar qualidades com internacionalizações nos escalões jovens portugueses. – estava na altura no Vitória de Setúbal, clube pelo qual subiu a sénior.

Após 3 anos no Bonfim foi para Braga onde realizou duas magníficas temporadas despertando interesse dos principais clubes portugueses. Em 1979 o Sporting contratou-o aos bracarenses mas emprestou-o aos brasileiros do Vasco da Gama. Só no final desse ano civil chegou a Alvalade.

Estreou-se oficialmente a 13 de Janeiro de 1980 no terreno do Nazarenos para a Taça de Portugal (1-1) e marcou o 1º golo frente ao mesmo adversário (no jogo de desempate) a 30 de Janeiro (3-0). Fernando Mendes utilizou-o com assiduidade nessa 2ª metade da temporada 1979/80 na qual deu o seu contributo para a conquista do título.

A época seguinte não foi feliz a nível coletivo mas o angolano voltou a ser bastante utilizado, normalmente sobre a ala direita do meio-campo, posição onde mais se destacava. Em 1981/82, com Malcolm Allison, o Campeonato regressou a Alvalade. Sem ser sempre titular, Lito voltou a deixar a sua marca com 18 presenças e 2 golos.

1982/83, sob o comando de António Oliveira, foi a sua temporada mais consistente. Com 41 presenças foi o futebolista mais utilizado do plantel, tendo apontado 11 golos (o seu melhor registo de sempre no Sporting). Ganhou a Supertaça, contribuindo com 1 golo no jogo decisivo. Nessa época chegou à Seleção Nacional.

Voltou a estar muito bem no ano seguinte (com Jozef Venglos) mas na temporada 1984/85 perdeu espaço na equipa, sobretudo devido à ascenção de Litos e às contratações de Jaime Pacheco e Sousa. John Toshack utilizou-o 17 vezes em toda a temporada. A 15 de Setembro de 1984 marcou o último golo de “leão ao peito” frente ao Sp. Farense (2-0). Alinhou pela última vez a 2 de Junho de 1985 no Sporting-V. Setúbal (4-0) que fechou o Campeonato.

Esteve um total de 5 épocas no Sporting realizando 149 jogos e marcando 23 golos. Ganhou 2 Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal e uma Supertaça. Foi um elemento de muito bom nível numa fase de sucesso na equipa sportinguista. Tinha boa técnica, habilidade e engodo pela baliza. Foi duas vezes internacional A.

Depois de sair do Sporting voltou a Braga (onde reside atualmente) tendo terminado a carreira relativamente cedo (com apenas 31 anos) no final da época 1986/87.

Post to Twitter

2 Comments

  1. Antes de mais, parabéns por ser irmão do Lito, um grande futebolista que passou pelo nosso Sporting. Quanto à sua última frase, obrigado pelos parabéns. Juntar tudo e fazer um site com várias páginas é o papel do Sporting Canal. Neste momento já são mais de 650 páginas e muitas mais virão:)

  2. so suspeito pra falar do meu maior idolo que tambem meu irmão foi um dos melhores jogadores que o nosso sporting ja viu so tenho pena que não temos mais fotos reportagens dos jogos para todos nós sabermos pralem do lito e de outros jogares que gostariamos de rever e saber, como poucos o lito com a sua simplicidade com seu toque de genio do futebol, muito brilho teve uma linda passagem pelo sporting com vario titulos, que deveriamos encutir nós nossos mais novos da academia não so fazer jogadores mais tambem homens para no futuro, termos mais e melhor do nosso sporting
    parabens pela pagina, e porque nao juntar tudo que ha do clube e fazer uma site,com varias paginas ??

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.