José Elden de Araújo Lobo Júnior nasceu a 10 de Agosto de 1956 em Luanda – Angola. Começou bem cedo a mostrar qualidades com internacionalizações nos escalões jovens portugueses. – estava na altura no Vitória de Setúbal, clube pelo qual subiu a sénior.

Após 3 anos no Bonfim foi para Braga onde realizou duas magníficas temporadas despertando interesse dos principais clubes portugueses. Em 1979 o Sporting contratou-o aos bracarenses mas emprestou-o aos brasileiros do Vasco da Gama. Só no final desse ano civil chegou a Alvalade.

Estreou-se oficialmente a 13 de Janeiro de 1980 no terreno do Nazarenos para a Taça de Portugal (1-1) e marcou o 1º golo frente ao mesmo adversário (no jogo de desempate) a 30 de Janeiro (3-0). Fernando Mendes utilizou-o com assiduidade nessa 2ª metade da temporada 1979/80 na qual deu o seu contributo para a conquista do título.

A época seguinte não foi feliz a nível coletivo mas o angolano voltou a ser bastante utilizado, normalmente sobre a ala direita do meio-campo, posição onde mais se destacava. Em 1981/82, com Malcolm Allison, o Campeonato regressou a Alvalade. Sem ser sempre titular, Lito voltou a deixar a sua marca com 18 presenças e 2 golos.

1982/83, sob o comando de António Oliveira, foi a sua temporada mais consistente. Com 41 presenças foi o futebolista mais utilizado do plantel, tendo apontado 11 golos (o seu melhor registo de sempre no Sporting). Ganhou a Supertaça, contribuindo com 1 golo no jogo decisivo. Nessa época chegou à Seleção Nacional.

Voltou a estar muito bem no ano seguinte (com Jozef Venglos) mas na temporada 1984/85 perdeu espaço na equipa, sobretudo devido à ascenção de Litos e às contratações de Jaime Pacheco e Sousa. John Toshack utilizou-o 17 vezes em toda a temporada. A 15 de Setembro de 1984 marcou o último golo de “leão ao peito” frente ao Sp. Farense (2-0). Alinhou pela última vez a 2 de Junho de 1985 no Sporting-V. Setúbal (4-0) que fechou o Campeonato.

Esteve um total de 5 épocas no Sporting realizando 149 jogos e marcando 23 golos. Ganhou 2 Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal e uma Supertaça. Foi um elemento de muito bom nível numa fase de sucesso na equipa sportinguista. Tinha boa técnica, habilidade e engodo pela baliza. Foi duas vezes internacional A.

Depois de sair do Sporting voltou a Braga (onde reside atualmente) tendo terminado a carreira relativamente cedo (com apenas 31 anos) no final da época 1986/87.

Post to Twitter

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.