Romeu – Esquerdino talentoso que chegou tarde a Alvalade

Romeu Fernando Fernandes da Silva nasceu a 4 de Março de 1954 em Vila Praia de Âncora. Em criança foi com os seus pais para Moçambique e lá começou a jogar futebol. No início dos anos 70 regressou a Portugal, tendo-se iniciado no Vitória de Guimarães. Na “cidade berço” começou a mostrar grande potencial chegando mesmo à Seleção Nacional. Daí para o Benfica foi um pequeno passo, mas embora tenha tido sucessos coletivos na Luz não se afirmou – sobretudo por problemas físicos, regressando depois a Guimarães onde esteve mais 2 bons anos.  Em 1979 chegou ao FC Porto onde confirmou credenciais.

Rumou ao Sporting no final da temporada de 1983, ainda a tempo de realizar alguns jogos de fim de época numa digressão aos EUA. Na altura já era um jogador “feito” (29 anos) com um passado importante no nosso futebol.

Estreou-se oficialmente (com Jozef Venglos) a 28 de Agosto de 1983 num Sporting-Penafiel (5-1) para a 1ª jornada do Campeonato Nacional. Marcou o 1º golo em Penafiel (2-1) a 5 de Fevereiro de 1984. Nessa primeira época ganhou um lugar no lado esquerdo do meio-campo numa equipa que tinha excelentes executantes mas que não conseguiu títulos. Realizou 31 jogos e fez 3 golos.

Na temporada seguinte (sob o comando de John Toshack), com a revelação Litos e as aquisições Jaime Pacheco e Sousa, o esquerdino perdeu espaço, realizando apenas 10 jogos. A sua última temporada foi a de 1985/86 na qual esteve grande parte da época lesionado, realizando apenas 14 jogos. Jogou pela última vez como “leão” a 20 de Abril de 1986 (com o treinador Manuel José) num Sporting-Salgueiros (2-1) para a última jornada do Campeonato Nacional.

Fez um total de 55 jogos oficiais pelo Sporting tendo marcado 4 golos. Foi um jogador de classe que passou pelo clube, mas já na fase descendente da carreira (sobretudo devido a problemas físicos). Era polivalente (e temperamental), alinhando em qualquer dos setores da equipa, preferencialmente pela esquerda.

Foi 11 vezes internacional A (também jogou na Seleção B) e um dos poucos futebolistas a passar pelos “3 grandes”.

Depois do Sporting esteve no Salgueiros e Amora, onde terminou a carreira. Passou posteriormente como técnico pelas camadas jovens leoninas, tendo feito parte ainda das equipas técnicas de Marinho Peres e Octávio Machado. Fora de Alvalade esteve em vários clubes como técnico principal e adjunto, inclusivamente com uma passagem por Angola.

Post to Twitter

Comments (2)

 

  1. sporting canal says:

    Olá Romeu. Muito obrigado pelas suas informações.

  2. romeu says:

    Olá Pedro, o que posso dizer em relação ao teu comentário é que a minha vinda do Futebol Clube do Porto para o Sporting Clube de Portugal, não foi devidamente preparada nem defendida, e porquê? Porque tinha rescindido o meu contrato com o FCP na cama do Hospital, após ter sido operado ao menisco. Por conseguinte, não houve um assumir da minha contratação e a recuperação não foi feita corretamente, ao ponto de ter tido problemas fisicos como Tu realmente salientas. Depois dizer-te que também trabalhei com o Manuel José e a minha primeira internacionalização não foi nas Esperanças mas sim na Seleção A, contra a Inglaterra 0×0 no Estádio da Luz salvo erro tinha Eu 19 anos. Também joguei na Seleção-B.

Deixe o seu comentário