Galileu – “Suplente de luxo” que foi avançado, extremo e defesa-direito

Galileu Morgado de Moura nasceu a 11 de Março de 1929. Chegou ao Sporting no Verão de 1950, muito jovem ainda (21 anos) como 3ª opção para o lugar de avançado centro (atrás de Mário Wilson e Joaquim Pacheco). Estreou-se oficialmente num Sporting-Benfica (2-2) para o Campeonato Nacional e logo fez 1 golo. Nessa 1ª temporada, sob o comando de Randolph Galloway, tomou parte apenas de mais uma partida, e curiosamente também marcou. Os leões sagraram-se campeões nacionais pela 6ª vez.

Na temporada seguinte o seu “lugar hierárquico” no plantel não mudou. Agora eram Martins e Albuquerque que estavam “à sua frente” e mais uma vez jogou pouco (apenas 3 presenças) mas voltou a marcar 2 golos (no mesmo jogo, em Guimarães, que valeram o triunfo por 2-1) e o Sporting voltou a ser campeão.

Com o abandono de Jesus Correia, Galloway pensou em Galileu para a extrema direita. Aí, rivalizando com Rola, o jovem leão começou a “dar cartas” destacando-se uma exibição monumental numa receção ao FC Porto a 15 de Fevereiro de 1953 (5-1). O Sporting foi tri-campeão e Galileu ia conquistando o seu espaço na equipa. No entanto, no ano seguinte, chegou Hugo. Galileu voltou às reservas, somando apenas 9 jogos oficiais. Ainda assim marcou 2 golos importantíssimos numa muito discutida eliminatória para a Taça de Portugal frente ao Benfica na qual o Sporting saiu vitorioso. Aliás, nessa época (1953/54), os leões conseguiram a tão ambicionada “dobradinha”, com o 1º tetra do Futebol nacional. Na “sombra” de Hugo se manteve na época seguinte com aparições esporádicas na 1ª equipa. No entanto, mais uma vez deixou a sua marca numa goleada ao FC Porto por 5-1 na qual fez mais 1 golo.

Para 1955/56, mudança radical. Scopelli apostou nele para defesa-direito como alternativa, curiosamente, ao outro ex-avançado Joaquim Pacheco. Realizou 11 jogos. A sua última temporada de verde e branco foi a de 1956/57. Aí fez apenas 1 jogo, o seu último pelo Sporting, a 11 de Novembro de 1956, com uma vitória na Tapadinha frente ao Atlético CP por 3-1.

Esteve um total de 7 épocas no Sporting, alinhando em 46 partidas oficiais e marcando 13 golos. Ganhou 4 Campeonatos Nacionais e uma Taça de Portugal. Deixou a imagem de um futebolista versátil, polivalente, com bom sentido de baliza. Era uma espécie de “suplente de luxo” numa equipa de grandes talentos. Depois jogou ainda no Torreense.

Em Dezembro de 2004 foi dado o seu nome a uma rua em Carcavelos. No ano seguinte recebeu o Prémio Stromp “Especial”. Morreu a 4 de Abril de 2006.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.