Sandra Teixeira

Nasceu a 13 de Março de 1978 em Coimbra. No Mundo do Atletismo e entre os amigos é conhecida por Sassi. Com 5 anos foi para Lisboa.

Amante do desporto desde muito cedo, começou com 12 anos a jogar Andebol (no Caxias) e depois Futebol de Salão. Um dia, um amigo que gostava de assistir aos seus jogos convenceu-a a mudar para o Atletismo, pois nunca se cansava, correndo o tempo todo de um lado para o outro. Nas corridas da escola Sandra já costumava ganhar e por isso acabou por decidir experimentar. Foi correr uma prova de estrada em Queluz de Baixo e ganhou! Nas suas próprias palavras (e com um sorriso largo): “Lembro-me de andar com a taça no meu bairro a mostrá-la a toda a gente!”

Com um início tão prometedor no Atletismo, o seu ex-técnico – Pedro Gomes, nunca mais a “largou”. Ia buscá-la a casa 3 vezes por semana e levava-a ao Estádio Nacional para treinar. Rapidamente se sagrou Campeã Nacional dos 400 metros e convidaram-na para ir a Inglaterra representar a Seleção, o que para ela foi uma grande alegria.

A partir daí dedicou-se profundamente ao Atletismo. Esteve 6 anos no Linda-a-Pastora e desde 1998 que concretizou o sonho de representar o Sporting (porque sempre foi sportinguista e o convite para ingressar nos leões lhe deu uma grande alegria).

A nível nacional o seu palmarés é extraordinário. Para além de outros triunfos (individuais e coletivos) em diversas provas de pista, estrada ou crosse, ganhou, de verde e branco, 1 Campeonato de Portugal dos 1.500 metros, 8 dos 800 e 2 dos 400 metros (todos em pista). Em pista coberta já foi 3 vezes campeã de Portugal dos 1.500 e 7 vezes campeã de Portugal dos 800 metros- estes números dão um total de 21 títulos de Campeã de Portugal individual. Contribuiu para dezenas de títulos coletivos!

A nível internacional conquistou uma medalha de bronze nos Jogos Ibero-americanos, duas de ouro nos Jogos da Lusofonia e um 6º lugar nos Campeonatos do Mundo Universitários. Representou Portugal em vários Campeonatos da Europa e do Mundo.

Paralelamente ao Atletismo tirou o curso de Educação Física na Faculdade Lusófona. Depois esteve 2 anos a dar aulas mas não se sentia preenchida… Mais tarde iniciou uma aventura como guarda prisional no Estabelecimento Prisional de Tires, onde também desenvolveu um projeto desportivo com as reclusas. Diz que se sente “completa e feliz porque faço aquilo que gosto e ao mesmo tempo posso treinar ao mais alto nível uma vez que o estatuto de alta competição me permite ter um horário compatível com o trabalho”.

Recebeu o prémio “Rugidos do Leão” em 1998.

De magníficas atletas como Sandra Teixeira se vai fazendo a História do Atletismo do Sporting, a modalidade que mais glória dá ao clube, desde sempre!

Post to Twitter

4 Comments

  1. Olá Sandra, um grande beijo pela tua humildade, pela tua simpatia, em pouco mostras imenso, tu és amiga, tu és o orgulho da tua família e dos teus amigos, conheço-te desde pequena e sempre foste o que relatas no teu moral, só tenho pena de não seres do Benfica. Os amigos não se esquecem nunca, um beijo e até sempre, Adão França.

  2. Para que todos saibam e a minha irma gemea..lol…maninha tenho muito orgulho de ser teu gemeopois tu es,super amiga, divertida,alegre..enfim sao imencas as qualidades…continua mana campea..bj com muitas saudades

  3. Além de boa atleta,têm de se salientar que é uma pessoa fantástica e por isso têm um grupo de amigos sem fim a vista,da qual eu faço parte com muito gosto!!
    Gosto muito de ti amiga!!
    Beijos grandes.

    PS:Esqueçeram de dizer que ela é fã do Piu Piu 🙂

  4. É uma excelente atleta, treina horas a fio, uma verdadeira CAMPEÃ
    Parabéns

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.