2022 – 1ª conquista da Taça Hugo dos Santos em Basquetebol!

23 de Janeiro de 2022. A equipa de Basquetebol do Sporting conquistou neste domingo a Taça Hugo dos Santos, competição que junta os 4 primeiros classificados da Liga no fim da 1ª volta da fase regular do Campeonato, ao vencer o eterno rival SL Benfica na final por 66-64.

Após terem eliminado o FC Porto e UD Oliveirense nas meias-finais, respetivamente, leões e águias voltaram a estar frente-a-frente pela 3ª vez esta época, desta feita no Pavilhão Multiusos de Sines, sendo que até aqui o saldo era de duas vitórias para o Sporting CP.

Antes de mais, relembre-se que na meia-final os leões derrotaram o FC Porto por 82-76. Alinharam e marcaram: Travante Williams [C] (6), Shakir Smith (13), João Fernandes (5), Joshua Patton (11) e Micah Downs (19); António Monteiro (6), Tanner Omlid (10), Miguel Maria Cardoso, Daniel Relvão (9), Diogo Araújo (3) e Daniel Machado.

Voltando à final: Com o base Diogo Ventura de regresso, a equipa de Luís Magalhães entrou em campo sob os aplausos dos muitos adeptos leoninos nas bancadas, que assistiram a um início intenso. Apesar dos triplos terem sido a principal arma de ambas as equipas, os encarnados foram mais eficazes ganhando a dianteira por 27-17.

O 2º quarto arrancou com menos pontos, mas trouxe um Sporting CP mais agressivo defensivamente. Apesar de algumas desconcentrações no ataque e turnovers forçados pelo adversário, que deixaram os leões a uma distância de 14 pontos, seguiu-se uma recuperação na reta final que permitiu reduzir a margem para 5 pontos (33-38), o que deixava tudo em aberto para a 2ª parte.

No reatamento, o Benfica voltou a arrancar melhor e aumentou a vantagem para 11 pontos (44-33), só que o Sporting CP respondeu mais uma vez à altura e passou a dominar na luta pelas tabelas. Com Micah Downs a liderar, o empate chegou com um 44-44, a 1 minuto do fim, e evoluiu depois para uma desvantagem muito curta de 52-50.

Nos 10 minutos finais o Sporting CP conseguiu passar pela primeira vez para a dianteira com um 58-57 e, a partir daí, seguiram-se momentos de muita emoção, com os lances a serem disputadíssimos em cada palmo do terreno. O Benfica ainda chegou a uma vantagem de 64-59 a cerca de 1 minuto do fim (que parecia decisiva), mas uns leões insaciáveis encetaram uma brilhante reviravolta acabando por fazer a festa com o triunfo por 66-64!

Nota de destaque para Travante Williams, que foi o melhor marcador da partida com 19 pontos, além de ter registado ainda 7 ressaltos, 2 assistências e 1 roubo de bola.

Depois da Supertaça, este foi o 2º troféu conquistado pelos leões na presente época de 2021/22. A equipa: Travante Williams (19), Shakir Smith (7), João Fernandes (11), Joshua Patton (2) e Micah Downs (13); Miguel Maria Cardoso, Diogo Ventura [C] (2), António Monteiro, Tanner Omlid (4), Daniel Relvão (5), Diogo Araújo (3) e Daniel Machado.

As declarações do capitão Diogo Ventura no final desta partida super-intensa: “Parabéns à equipa, aos treinadores e a todos os sportinguistas. Em duas épocas e meia conseguimos conquistar todos os troféus a nível nacional. Não há palavras, queríamos muito ganhar. As últimas duas edições não correram da forma desejada, mas aqui estamos para entregar mais um título aos sportinguistas (…) Quero dedicar a vitória e o título ao Edgar Vital, que se estivesse aqui estaria tão ou mais contente que nós. Se estamos aqui hoje foi muito pela luta dele. Ainda há muito para ganhar esta época e não ficamos satisfeitos com nada, já estamos a pensar no jogo de quarta-feira”.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.