1954 – O início dum trajeto magnífico na Taça de Portugal!

23 de Maio de 1954. Neste dia, o Futebol do Sporting, orientado por Jozef Szabo (com Tavares da Silva como secretário técnico), iniciou um percurso brilhante que o levaria à conquista da sua 5ª Taça de Portugal.

Fazia precisamente uma semana que os leões se tinham sagrado tetra-campeões nacionais, e os benfiquistas procuravam a desforra (numa eliminatória a duas mãos). Neste 1º jogo, com o Sporting como equipa da casa (mas disputado no Jamor) os leões alinharam com: Carlos Gomes; Caldeira e Galaz; Armando Barros, Mário Gonçalves e Juca; Galileu, Vasques, Martins, Travassos e Fernando Mendonça.

O jogo foi disputadíssimo, com os encarnados a inaugurarem o marcador aos 34 minutos por Arsénio. Os sportinguistas não tardaram a responder e 3 minutos mais tarde Galileu fez o empate a uma bola, resultado com que se chegou ao intervalo.

O Benfica voltou a adiantar-se, de penalty, aos 77 minutos, por Calado. Mais uma vez o Sporting respondeu na “mesma moeda”, com Travassos a empatar aos 82, também de penalty. Quando parecia que o empate seria o resultado final, o magnífico extremo Fernando Mendonça (na foto) deu a vitória aos leões a 2 minutos do fim.

Começava assim, da melhor forma, o percurso leonino na competição após um encontro muito renhido.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.