O 1º Campeão Nacional leonino de Natação

A 31 de Agosto de 1924 um atleta sportinguista (Aníbal Felício) conseguiu pela 1ª vez um título nacional individual de Natação. Tudo aconteceu nos 1.500 metros livres dos Campeonatos Nacionais.

À largada compareceram Aníbal Felício, Eduardo Vieira Alves (Sport Algés e Dafundo), Luis Alves Miguel (Club Sportivo Pedrouços), Alfredo da Conceição (Vendedores de Jornais) e Faustino José Santana (Vitória de Setúbal) – o grande favorito, porque era o atual campeão. Aliás, o setubalense partiu pujante, começando em “crawl”, e esteve na frente até aos 300 metros. Aí, Aníbal Felício, em bom estilo, com bom ritmo, sem pressas exageradas, tomou o 1º lugar depois de passar Conceição e Faustino. Faustino e Felício mantiveram uma boa luta, ambos nadando em “over-arm”, mas Felício parecia seguir melhor.

A prova foi muito interessante. Entre os 700 e os 800 metros Faustino tentou desorientar o leão, mas como o não o conseguiu apanhar acabou por agarrar-se ao torpedeiro e desistir. O bom andamento e a magnífica luta pela liderança despertaram entusiasmo, mas a partir dos 800 metros quedaram-se apenas 3 concorrentes em prova, 2 a tentar não perder muito terreno e um, Aníbal Felício, com a aspiração natural de aumentar o avanço. Até ao final a classificação não se alterou, acabando até os concorrentes por aumentarem a distância entre si.

Assim, Aníbal Felício tornou-se o 1º Campeão Nacional de Natação do Sporting, obtendo uma extraordinária vitória com mais de 1 minuto de avanço de Alfredo da Conceição. O brilhante nadador leonino confirmou assim a vitória que já obtivera no Regional lisboeta. Também Campeão Regional nessa temporada foi Emile Renou, na especialidade de Saltos para a Água.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.