Ronnie Allen – O treinador que queria “homens e não meninos” na equipa

Ronald Allen nasceu a 15 de Janeiro de 1929 em Fenton – Inglaterra. Teve uma longa carreira como futebolista profissional (19 anos), passando por clubes de média dimensão como o Port Vale, West Bromwich Albion e Crystal Palace. Ainda assim marcou 276 golos em 638 presenças e conseguiu ser 5 vezes internacional pela Inglaterra.

Começou o percurso de treinador em 1966 no Wolverhampton, passando depois para o Atlético de Bilbau onde venceu a Taça do Rei e esteve perto de se sagrar campeão.

Depois duma temporada sem títulos sob o comando de Fernando Vaz e posteriormente Mário Lino, o Sporting contratou-o (outro inglês, Jimmy Hagan, estava a ter sucesso no Benfica) para tentar devolver o clube às conquistas no início da época 1972/73.

Estreou-se oficialmente no “banco” leonino a 10 de Setembro de 1972 nas Antas frente ao FC Porto para a 1ª Jornada do Campeonato. O início foi auspicioso com um triunfo por 1-0 (golo de Yazalde). Os primeiros jogos correram bem mas a eliminação da Taça das Taças com uma derrota por 6-1 (!) na Escócia frente ao Hibernian começou a complicar as coisas. Ainda por cima o técnico inglês não teve pejo em acusar Vítor Damas de culpas diretas em 3 dos golos, afirmando que queria “homens e não meninos” na sua equipa e que iria tomar medidas. Ronnie Allen era um técnico extremamente disciplinador mas mostrava-se inábil na gestão no balneário.

Pouco a pouco os maus resultados foram-se acumulando e a situação tornou-se insustentável com um empate em Aveiro frente ao Beira-Mar (0-0) que fez os leões baixarem para a 5ª posição à 25ª jornada. Na partida seguinte já era Mário Lino a comandar a equipa…

De positivo da sua passagem pelo Sporting ficou o início do trajeto na Taça de Portugal (que viria a ser ganha sob o comando de Mário Lino) e a aposta em novos jogadores como Fraguito ou Carlos Alhinho.

Depois de sair de Alvalade passou pelo Walsall, West Bromwich Albion, seleção da Arábia Saudita, Panathinaikos e, de novo, West Bromwich, onde terminou a carreira de técnico em 1982.

Morreu em Junho de 2001 e pouco depois foi realizado um jogo dedicado à sua memória entre West Bromwich e Atlético de Bilbau pelos serviços prestados pelo técnico inglês aos 2 clubes.

RONNIE ALLEN como treinador do SPORTING
ÉPOCA J V E D GM GS % TÍTULOS
72/73 29 15 6 8 59 34 62,1% TP

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.