Zezinho

Francisco José Teles de Andrade nasceu a 27 de Janeiro de 1955 em Lubango (antiga Sá da Bandeira) – Angola. Chegou ao Sporting ainda para os juniores e estreou-se oficialmente pela equipa principal a 8 de Setembro de 1974 na 1ª jornada do Campeonato num Olhanense-Sporting (1-0). Nessa 1ª temporada teve apenas 4 presenças.

No ano seguinte, sob o comando de Juca, começou a ser mais utilizado (18 jogos), mas em 1976/77, com Jimmy Hagan, voltou a alinhar muito pouco (8 presenças) sendo então emprestado ao Famalicão. Pelo Minho (onde esteve muito bem) ficou apenas 1 ano, regressando a Alvalade.

Em 1979/80 sagrou-se pela 1ª vez campeão nacional (alinhou em 10 jogos). A 27 de Janeiro de 1980 marcou o 1º golo, num Sporting-Belenenses (2-0) para o Campeonato. Já jogara pouco na época anterior e o mesmo aconteceu nas duas seguintes (uma delas, 1982, com a conquista do Campeonato e da Taça de Portugal), mas em 1982/83 (sob o comando de António Oliveira) conquistou finalmente a titularidade (35 jogos) no centro da defesa e ajudou à vitória da 1ª Supertaça para o Sporting. No ano seguinte voltou a jogar com regularidade (38 jogos – fazendo dupla com Virgílio). 1984/85 foi a última época em que vestiu de verde e branco. Orientado por John Toshack realizou apenas 8 partidas.

A sua última presença pelos leões aconteceu a 18 Novembro de 1984 e foi num jogo memorável no qual o Sporting goleou o Braga por 8-1 em Alvalade.

Foi um defesa central que prometeu muito (chegou a ser várias vezes internacional “esperança”) pela sua boa estampa física e técnica razoável, mas acabou por não chegar a internacional A, conseguindo, ainda assim, um percurso muito meritório. No total esteve 10 épocas no Sporting alinhando em 148 partidas oficiais com 3 golos marcados. Ganhou 2 Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal e uma Supertaça.

Depois andou pelo Vitória de Setúbal (reencontrando Malcolm Allison e antigos companheiros como Eurico, Manuel Fernandes ou Jordão) onde ainda fez 4 boas temporadas. Mais tarde foi treinador das camadas jovens do Sporting, num percurso onde se destacou a conquista do Campeonato Nacional de juvenis em 1998/99.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.