13 de Junho de 2021. A equipa de Futsal do Sporting CP sagrou-se neste domingo Campeã Nacional (pela 16ª vez) ao vencer o SL Benfica por 6-2, na Luz, no 4º encontro da final do play-off da Liga Placard – após 3-1 (c), 5-7ap (f) e 2-1 (c).
O arranque da partida trouxe várias oportunidades para ambas as equipas nos primeiros 10 minutos, incluindo dos guarda-redes Guitta e Roncaglio, que testaram os reflexos um do outro e defenderam uma série de remates dos adversários. Aos 8 minutos, numa altura em que contabilizavam já 4 faltas, contra apenas uma do Sporting CP, as águias colocaram-se na frente com um golo do russo Chishkala, mas logo a seguir, no espaço de poucos segundos, Pauleta e Tomás Paçó consumaram a reviravolta.
Quando o SL Benfica tentava reagir e chegar à igualdade, o Sporting CP pressionou alto, roubou a posse de bola junto à baliza de Roncaglio e Pany Varela fez o 3-1!
Na 2ª parte, o Benfica tinha que arriscar, mas foi o Sporting a aumentar a contagem com Alex Merlim, aos 4 minutos, a aproveitar da melhor forma uma perda de bola de Roncaglio quando este tentava sair a jogar. A meio da 2ª parte, numa altura em que os encarnados carregavam, os leões chegaram ao 5-1 num lance em que Zicky serviu com mestria Erick, que se estreou a marcar. Logo a seguir, e ainda com 12 minutos para jogar, Joel Rocha apostou no 5×4, conseguindo reduzir para 2-5 por Rafael Henmi. A 4 minutos do final, na sequência dum lance em que o SL Benfica esteve perto de diminuir a desvantagem, Guitta aproveitou a ausência de guarda-redes na baliza e fez o 6-2 final!
A equipa: Guitta (gr), João Matos, Diego Cavinato, Pauleta e Alex Merlim; Taynan, Zicky Té, Tomás Paçó, Pany Varela, Erick, Rocha, Diogo Santos, Hugo Neves e Gonçalo Portugal (gr).
No final, o treinador verde e branco, Nuno Dias, fez um balanço da época: “Foi uma temporada notável e brilhante. Contando com algumas mexidas importantes que o plantel teve, iniciámos a época com 3 reforços: Mamadú Ture, Zicky Té, ainda sub-20, e Tomás Paçó. Foi uma época difícil, que começou com muitas dificuldades, incluindo a pandemia, mas até nisso somos uma equipa extraordinária. Não houve sequer um caso de COVID-19 na equipa, os jogadores portaram-se de forma extraordinária (…) Começámos com alguns bons resultados e terminámos 2020 a vencer a Taça de Portugal. Depois conseguimos o apuramento para a “final eight” da Champions com grande categoria, vencemos a Taça da Liga com um categórico 6-2 e, pelo meio, como se não bastasse, perdemos o Cardinal, que era o melhor marcador da Liga Placard. No entanto, conseguimos colmatar essa ausência ao resgatar o Hugo Neves, mais um jovem da formação. Depois ganhámos a UEFA Futsal Champions de forma categórica e terminámos a fase regular na liderança com o melhor registo de golos marcados e sofridos (…) Só perdemos no prolongamento, aqui na Luz, depois de empatar 5-5 no tempo regulamentar. Terminámos esta campanha com um 6-2, o que é extraordinário. Só tenho de estar orgulhoso, foi uma época brilhante e é um orgulho enorme fazer parte deste grupo e ter ajudado estes jovens a evoluírem. Eles cresceram e tornaram-se melhores jogadores, mas se forem humildes vão ser muito melhores do que são atualmente. Temos muito trabalho pela frente (…) Tenho uma equipa técnica extraordinária. O Paulo Luís, o Raúl Oliveira, o Luís Ribeiro e o Filipe Rodrigues fazem um trabalho incansável para que os atletas se apresentem nas melhores condições. Se vocês soubessem o sacrifício que o Erick, o Zicky, o Merlim, o Taynan e o Rocha fizeram para jogar hoje!… Estavam todos limitados, mas não parece pela forma como jogaram. O Carlos Alves, técnico de equipamentos, não nos falta com nada e o José Almeida, diretor da Secção, fez um excelente trabalho também. Foi uma época brilhante”.