João Paulo Freitas nasceu a 3 de Junho de 1968 no Porto. Foi guarda-redes de Hóquei em Patins, tendo chegado aos seniores do FC Porto, onde iniciou a sua carreira de treinador nas camadas jovens (de 2001 a 2004).

A seguir treinou o Académico da Feira de 2004 a 2006, a Académica de Espinho entre 2006 e 2011, e após uma pausa de 2 anos assumiu o Óquei Clube de Barcelos, onde esteve entre 2013 e 2017, tendo conquistado 1 Taça CERS na época 2015/16.

A 14 de Março de 2017 foi contratado pelo Sporting e transformou a modalidade no clube! A equipa leonina passou a ser um conjunto com uma crença inabalável e uma atitude incomparável.

Com alguma naturalidade os títulos foram surgindo, fruto de uma organização e de um querer notáveis, para além de um conjunto de jogadores de grande classe.

A 2 de Junho de 2018 o Sporting voltava a ser Campeão Nacional (30 anos depois!). Foi o 8º Campeonato Nacional com um triunfo por 4-3 frente ao FC Porto no João Rocha.

Logo no início da temporada seguinte, a 30 de setembro de 2018 – 2ª Elite Cup para o nosso Museu, com 5-4 à Oliveirense. No entanto o melhor ainda estava por vir nessa 2018/19, com a conquista, pela 2ª vez, da Liga dos Campeões (42 anos depois!) com 5-2 ao FC Porto no Pavilhão João Rocha!

2019/20 começou com a conquista da 1ª Taça Continental (Supertaça Europeia) – 3-2 ao FC Porto. Nesse 2019 Paulo Freitas foi distinguido com o Prémio Stromp na categoria Técnico.

Já em tempos de Pandemia, a 16 de Maio de 2021 os leões bisaram na Liga dos Campeões (3º título) com um triunfo muito difícil por 4-3ap frente ao FC Porto no Luso. A 20 de Junho do mesmo ano, 9º Campeonato Nacional, concretizado ao 4º jogo da final do playoff com um triunfo por 6-5 no Dragão perante o FC Porto!

2021/22 começou da melhor forma, com a conquista da 2ª Taça Continental (Supertaça Europeia) – 3-1 ao Lleida!

A 13 de Janeiro de 2022 foi eleito o melhor treinador do Mundo em 2021 pelo portal espanhol Mundo Hockey, vencendo tanto na votação da imprensa como na dos adeptos. No final da temporada saiu do clube e pouco tempo depois regressou ao comando do Óquei Clube de Barcelos.

O currículo de Paulo Freitas no Sporting CP fala por si, fazendo dele uma das grandes figuras da História do Hóquei leonino, português e mundial.

Post to Twitter

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.