2021 – Campeãs do Mundo de Goalball!

27 de Novembro de 2021. Complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso. A equipa feminina de Goalball do Sporting Clube de Portugal venceu, nesse sábado, o Campeonato do Mundo de Clubes, realizado em Lisboa, alcançado assim um feito inédito para o clube!

As leoas, recentemente coroadas bicampeãs europeias, sagraram-se assim Campeãs do Mundo pela 1ª vez ao baterem o SESI SP, do Brasil, por 6-2.

A equipa masculina também atingiu a final, mas perdeu perante o mesmo adversário por 8-4.

A equipa feminina surgiu nesta final depois de ter batido o USV Hercules na meia-final (10-0). Concentradas e eficazes, as leoas não deram qualquer hipótese ao adversário na final, impondo-se desde o início com muita segurança. Ao intervalo, o Sporting CP já vencia por 3-1, mantendo o ímpeto na 2ª parte para fixar o 6-2 final e pintar a festa de verde e branco. Amanda Dennis, Lihi Ben David (quatro) e Carolina Duarte foram as autoras dos golos leoninos.

Seguir-se-ia a final masculina, onde os leões tinham assegurado uma vaga ao bater o Vancouver GC por 12-4 na meia-final. Depois de uma entrada em falso na partida (0-2), o Sporting CP recompôs-se e chegou rapidamente ao 2-2. Contudo, antes do intervalo, o SESI SP foi mais eficaz e foi a vencer por 5-2 para o intervalo.

À procura de uma reação, os leões ainda reduziram para 5-3 e a seguir para 6-4, mas o sétimo e o oitavo golos do emblema brasileiro na recta final do encontro – sem resposta – acabariam por sentenciar a decisão. Genrik Pavluikanec (três) e Leomon Moreno marcaram os golos do Sporting CP.

Encerrada a competição, as duas formações leoninas, ambas orientadas por Márcia Ferreira, participaram na cerimónia de encerramento, recebendo os troféus e as respetivas medalhas: ouro para o feminino e prata para o masculino. O palmarés do Goalball verde e branco continua a crescer e desta vez passa a contar com uma conquista inédita que e originou uma grande festa no Complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso.

Após o triunfo, Ana Carolina Duarte,  jogadora leonina, afirmou: “Estou muito feliz e emocionada. Temos um orgulho enorme em representar o Sporting CP e este é o 1º troféu mundial de muitos que virão. É uma grande felicidade conseguir o ouro e estar no lugar mais alto do pódio (…) O troféu coroa um trabalho de muita dedicação, com a treinadora Márcia Ferreira à cabeça e de todos os atletas, na construção deste grande campeonato (…) Tanto no masculino como no feminino enfrentámos grandes equipas, como é o SESI SP. Foram confrontos difíceis e dignos de finais. Os rapazes empenharam-se e deram o máximo, mas o resultado não foi o que eles queriam. Ainda assim, fizeram o seu melhor”,.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.