23 de Fevereiro de 2023. 2ª mão dos 1/16 de final da Liga Europa. 354º jogo do Sporting nas Competições Europeias de Futebol. Na Dinamarca, depois de um empate surpreendente no Alvalade, o Sporting procurava a vitória para seguir em frente na competição.
A equipa: Adán; St. Juste, Coates e Gonçalo Inácio; Ricardo Esgaio (Bellerin 46), Ugarte (Tanlongo 78), Morita (Mateus Fernandes 53) e Arthur (Nuno Santos 65); Edwards (Trincão 65), Paulinho e Pote.
Surpreendeu a ausência de Nuno Santos da equipa inicial, ele que vinha sendo recorrentemente dos melhores. O jogo começou muito competitivo com lances de algum perigo de um lado e do outro. Aos 21 minutos, na sequência dum canto, e após grande confusão, foi Coates, oportuno, a atirar para o fundo das redes – 0-1!
Aos 36 minutos, completamente isolado, Marcus Edwards tentou picar a bola por cima do guardião, mas este conseguiu a defesa (uma perdida inacreditável!…). Aos 38 as coisas ficaram bem mais fáceis com a expulsão de Paulinho (lateral esquerdo brasileiro dos dinamarqueses), que viu 2 cartões amarelos em 2 minutos!
Aos 48 Pote esteve muito perto do golo, que conseguiu 1 minuto depois num remate colocado da meia-esquerda ao ângulo contrário – 0-2 e tudo mais que encaminhado para o apuramento. Aos 76, mais um remate da Pote, sensivelmente da mesma posição, mas desta vez a bola a tabelar em Olsson e a trair Lossl – 0-3 e caso arrumado!
Finalmente, aos 84 minutos, um lance tremendamente caricato com S. Gartenmann a atrasar a bola sem olhar e com o guarda-redes fora da baliza… 0-4!
O final chegou com a confirmação da goleada leonina. A nossa equipa segue assim de forma mais ou menos tranquila para os oitavos de final da Liga Europa, após uma exibição razoável numa partida em que as coisas correram muito de feição ás nossas pretensões.