Voleibol – Sporting-3 AJM/FC Porto-2 – Conquistámos a Taça de Portugal feminina!

11 de Março de 2023. Centro Cultural de Viana do Castelo. A equipa principal feminina de voleibol do Sporting CP venceu a Taça de Portugal depois de derrotar a AJM/FC Porto por 3-2 num excelente jogo!

Foi uma partida intensa, renhida e muito bem disputada com equilíbrio do início ao fim. As leoas acabaram por levar a melhor ao vencerem na negra por 15-13, conquistando assim a 3ª Taça de Portugal da História do Sporting CP. A última tinha sido em 1985/1986, mas entretanto o clube esteve 25 anos ausente da modalidade.

As comandadas de Rui Pedro Costa entraram bem no encontro e triunfaram no 1º set por 25-22. No 2º houve luta intensíssima, e foram as portistas a levar a melhor por 25-23. No 3º, novamente muito equíbrio e as azuis e brancas a passarem para a frente após um 25-23.  No 4º set as leoas estiveram brilhantes e triunfaram por um claro 25-17 . Houve então lugar à “negra” – aí foram as Leoas a abrir a contagem, conseguindo logo uma vantagem de 3-0, e que se revelou fundamental para o desenrolar do set, ainda que a AJM/FC Porto tenha conseguido reduzir e, quando o Sporting CP estava a 2 pontos de fechar (12-8), ainda empatou (12-12). Os minutos finais foram por isso muito intensos, com as leoas a poderem fechar novamente (14-12), mas as azuis e brancas a adiarem até aos 13-15 finais.

Na realidade, o triunfo ficaria bem a qualquer uma das equipas, depois de um excelente jogo, que durou duas horas e meia (!) mas assentou muito bem à equipa comandada por Rui Pedro Costa, que acabou por ser mais forte no momento decisivo.

Opiniões de diversos intervenientes:

Rui Pedro Costa, treinador:
“O sentimento é de dever cumprido e de justiça para com estas atletas e para com todo o grupo. Elas mereciam isto e merecem esta festa. O Sporting CP não ganhava o troféu há 37 anos, porque também esteve 25 fora e só regressou há 6. Nós temos consciência de onde estamos e estamos cá para a ganhar. Ganhar e respeitar todos os adversários e foi isso que hoje também fizemos frente a um adversário muito forte e com um orçamento elevado. Sofremos muito, tivemos de defender, recuperar bolas e gerir bem o nosso erro e, no final, merecemos esta Taça de Portugal. É um troféu muito merecido”.

Daniela Loureiro, capitã:
“Isto é tão bom que eu ainda nem consigo encontrar palavras para descrever o que sinto e o que esta conquista representa. Este grupo é fantástico, trabalha muito e merece este troféu. Viemos focadas, demos tudo e, felizmente, conseguimos conquistar o troféu que o Sporting CP não vencia há 37 anos. Este jogo mostrou como o Voleibol feminino é competitivo e, felizmente, hoje caiu para nós. Merecíamos isto. Obrigada a todos os sportinguistas e, sobretudo, aqueles que aqui estiveram hoje e que foram fantásticos”.

Aline Timm
“Nem tenho palavras para descrever o que sinto. Este troféu é algo que já queríamos há muito tempo e, finalmente, conseguimos. Sonhava com este momento desde o início da época. Obrigada a todos os que nos acompanham. O Sporting CP merece muito este troféu. A AJM/FC Porto está habituada a estar nas decisões, há 2 anos perdemos contra elas e este ano sabíamos melhor aquilo que tínhamos de fazer. Fizemos isso, deixamo-las desconfortáveis e agora a Taça de Portugal é nossa”.

Vanessa Paquete
“Este jogo foi digno de uma final. Lutámos até ao fim e nunca desistimos, nem nós nem elas, mas fomos nós que conseguimos ganhar e merecemo-lo. Estou cá há 3 anos e há 3 anos que andávamos atrás deste título. É a concretização de um objetivo depois de muito trabalho. Que seja o primeiro desta época porque nós queremos mais”.

Bárbara Gomes
“Esta vitória foi importante para desbloquear algumas coisas que faltavam e fazer-nos acreditar que podemos. Obrigada e parabéns às minhas colegas porque esta união é fundamental e nos momentos de dificuldade faz toda a diferença. Esta energia e toda a nossa entreajuda faz-nos ir buscar todos os pontos. Esta é mesmo a nossa identidade e hoje os adeptos também foram muito importantes. Fiquei muito feliz pelo pavilhão estar cheio num jogo a esta hora e, para nós, foi muito importante sentir o apoio deles”.

Jady Gerotto
“Este título é nosso e é mais do que merecido. Lutámos por ele e merecemos. Isto é o Sporting CP!”

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.