Râguebi – Sporting-15 Benfica-12 – Campeãs Nacionais!

11 de Março de 2023. Campo A do Centro de Alto Rendimento do Jamor. Com muito público nas bancadas, o duelo entre os 2 velhos rivais teve uma 1ª parte muito disputada. O Benfica colocou-se na frente com um ensaio e uma conversão (7-0), mas as leoas conseguiram a cambalhota no marcador ainda antes do intervalo, com ensaios da autoria de Adelina da Costa e Leonor Amaral (10-7).

Na 2ª metade voltou a assistir-se a um encontro discutido taco a taco entre as duas equipas. Desta feita, o Sporting CP pontuou primeiro, com um ensaio convertido por Carolina Palazzini Bastos (15-7), sendo que as encarnadas ainda reduziram com novo ensaio (15-12), mas já não conseguiram evitar a revalidação do título nacional por parte da nossa equipa!

Este foi o 7º troféu consecutivo conquistado pelas leoas, que continuam assim a deter a hegemonia da modalidade a nível nacional, o 3ª em Râguebi de XV. De referir que antes, esta competição tinha sido disputada nas variantes de XIII (2020) e também sevens (2017 a 2019).

XV inicial do Sporting CP: Franciele Martins, Maria Branco, Carolina Palazzini Bastos, Ana Freire, Margarida Cunha, Sara Silva, Bárbara Barros, Maria Teixeira (C), Leonor Amaral, Inês Barbosa, Beatriz Teixeira, Marta Pedro, Adelina da Costa, Anastasiia Kryzhanovska e Tetiana Tarasiuk.

O treinador Francisco Sande e Castro deu no final conta do sentimento depois de garantido mais um troféu: “Sabe bem conquistar mais um Campeonato Nacional para esta equipa. As jogadoras têm imensa vontade de ganhar e isto significa muito, não só por ser o culminar de tantos jogos, mas também porque significa que nos qualificámos para a Taça Ibérica do próximo ano, que é uma competição pela qual elas têm muito carinho e querem disputar todos os anos (…) Sabíamos que seria um jogo duro tendo em conta o que as equipas têm feito este ano. Focámo-nos muito na defesa, porque pensámos que seria um aspeto importante, e as jogadoras foram exemplares. Mesmo sofrendo o primeiro ensaio, que nasceu dum erro no nosso ataque, conseguimos manter a cabeça levantada, ir para cima e voltar a ganhar o controlo. As jogadoras têm muita experiência e vontade de ganhar, o que é fundamental nos momentos-chave (…) Começamos a disputar a Taça de Portugal já para a semana com o jogo dos quartos-de-final, contra a AEES Agrária de Coimbra aqui no Jamor, e convido os sportinguistas a virem apoiar”.

A capitã Maria Teixeira mostrou-se feliz pela conquista do 2º troféu da época, depois da Supertaça. “Não há palavras. Não dá para dizer a que é que sabe, isto é o Sporting CP. É mais uma vitória para o clube e esta tem um sabor muito especial porque apesar de já ganharmos há uns anos, foi uma época de muitos desafios e que nos levou a crescer. Temos uma equipa renovada e isso é muito positivo para o Sporting CP e para o Râguebi (…) É neste caminho que queremos continuar, subimos apenas mais um degrau. É verdade que contávamos com isto, mas porque trabalhamos muito todos os dias para este objetivo. Acabou a parte do Campeonato, mas ainda há muito para conquistar e é para isso que vamos trabalhar (…) A nossa equipa tem um grande potencial, as jovens estão a demonstrar isso. Temos muito orgulho no que estamos a construir para o futuro e o sentimento que fica é a união entre todas nós. Estamos a crescer muito enquanto equipa”.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.