János Hrötkö – Húngaro experiente com quota-parte no tetra

János Hrötkö Szabái nasceu a 30 de Março de 1924 em Gérce – Vas – Hungria. Começou por dar nas vistas no MTK Budapeste (chegou a internacional húngaro), passando depois por Itália (Bari e Pro Sesto) e Espanha (Saragoça) até chegar ao Sporting no defeso de 1953, já com 29 anos.

Na altura o futebol húngaro tinha grande prestígio em todo o mundo e este médio “chegou, viu e venceu” no Sporting, ganhando imediatamente um lugar no meio-campo (ao lado de Passos e Juca) e contribuindo para a conquista do 1º tetra-Campeonato do futebol português e da Taça de Portugal.

Estreou-se oficialmente (com o técnico Álvaro Cardoso) a 4 de Outubro de 1953 num Sporting-Académica (3-1) para a 1ª jornada do Campeonato. Marcou o 1º golo oficial (bisou) a 2 de Maio de 1954 numa receção ao Vitória de Guimarães (5-0).

Na temporada seguinte alternou com Armando Barros na direita do meio-campo (foi titular até ao fim do ano e Barros ganhou-lhe o lugar a partir de Janeiro). Os êxitos coletivos não aconteceram e acabou por sair no final. Jogou pela última vez a 26 de Dezembro de 1954 frente ao Belenenses (1-2). Marcara o último golo a 19 de Setembro perante o Lusitano de Évora (9-1).

Esteve um total de duas épocas no Sporting tendo participado em 33 jogos oficiais e marcado 5 golos. Ganhou 1 Campeonato Nacional e uma Taça de Portugal.

Após a sua saída do Sporting foi jogar para filial da Covilhã, encetando depois uma carreira de treinador. Radicado em Portugal, morreu a 23 de Março de 2005.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.