15 de Junho de 2024. Pavilhão João Rocha. Ao vencer o Sp. Braga por 6-3 ao 3º jogo (à melhor de 5), o Sporting conquistou pela 19ª vez o Campeonato Nacional de Futsal, alcançando um feito inédito em Portugal – o Tetracampeonato!
Depois de ter ganho a Fase Regular, o Sporting eliminou o Torreense (4-1f e 7-0c), os Leões de Porto Salvo (4,3f e 5-3c) e tinha já ganho ao Braga por 8-4 em casa e 2-0 fora.
Num ambiente efervescente, a equipa leonina (sem Pany Varela, expulso em Braga), fez “explodir” o pavilhão logo aos 5 minutos, graças a uma grande jogada de Alex Merlim – 1-0!
O Sporting CP continuou a carregar e, já depois de boas oportunidades de Sokolov e Taynan veio o 2-0 após uma insistência de Diogo Santos (ainda com um desvio bracarense). Logo a seguir o Braga reduziu num remate de longe de Tiago Brito.
Apesar de tudo o Sporting CP manteve-se por cima e dispôs de mais uma série de boas ocasiões de golo através de Pauleta, Zicky Té e Diogo Santos. O 3º golo veio aos 16 minutos, na sequência de uma bola parada, Merlim reagiu rápido à defesa de Dudu e aproveitou a recarga para assistir Zicky, que à boca da baliza só teve de encostar.
Antes do intervalo uma jogada muito rápida deu o 4-1. Após um canto a favor do Braga, Henrique recolheu a bola e saiu rapidíssimo com a bola controlada, tocou para Sokolov na direita, que de primeira serviu Pauleta no meio para concluir da melhor forma.
O Sporting entrou forte na 2ª parte. Sokolov obrigou Dudu a defesa difícil e, pouco depois o poste negou o golo a Pauleta. Aos 27 minutos Zicky, em zona frontal, rodou e atirou para o 5-1 levando as bancadas à loucura.
O técnico visitante Joel Rocha respondeu com a aposta no guarda-redes avançado e forçar um 5×4. No entanto, como nos 2 desafios anteriores, foi o Sporting CP a aproveitar a situação – Merlim recuperou a bola e com toda a precisão, assinou o 6-1!
Um pontapé de ressaca de Ygor Mota e um desvio bem-sucedido de Fábio Cecílio reduziram a marca para o 6-3 final.
Depois dos Tricampeonatos em 1992/1993, 1993/1994, 1994/1995 e em 2015/2016, 2016/2017, 2017/2018, o inédito Tetra consumou-se esta temporada. Um título que engrandece a atual hegemonia verde e branca em Portugal – nas últimas 14 edições da Liga, os Leões venceram 11 -, onde o Sporting CP continua a destacar-se como a equipa mais titulada: são já 19 os Campeonatos Nacionais conquistados, seguindo-se o SL Benfica, com 8.
A equipa apresentada por Nuno Dias: Henrique Rafagnin (GR), Wesley, Diogo Santos, Alex Merlim e Sokolov. Jogaram ainda Tomás Paçó, João Matos (c), Pauleta, Tayan e Zicky Té. Não chegaram a entrar: Gonçalo Portugal (GR), Tiago Macedo, Hugo Neves e Andriy Dzyalo.
Foram também campeões: Tatinho, Rafa Félix, Pedro Santos, Renato Almeida, Guilherme Cintra (GR), Liedson Varela, Diego Cavinato, Kiko (GR) e Rafael Correia (GR)