23 de Março de 2025. Patrícia Silva (neta dos antigos atletas do Sporting – Rui Silva e Susana Cabral, e neta do também antigo atleta leonino Carlos Cabral) conquistou neste domingo a medalha de bronze nos 800 metros dos Campeonatos do Mundo de Atletismo em pista curta em Nanjing, na China. O tempo de 1m59,80s constituiu novo recorde nacional em pista curta.

A “leoa” de 25 anos esteve quase sempre na cauda da corrida, entre a 5ª e a 6ª posições, mas acelerou na parte final e conseguiu ultrapassar a suíça Audrey Werro em cima da linha de meta, vencendo a adversária por 1 centésimo de segundo!

O ouro ficou para a sul-africana Prudence Sekgodiso (1m58,40s), com a etíope Nigist Getachew (1m59,63s) a ficar com a prata.

Patrícia Silva conseguiu, assim, o melhor resultado da carreira depois de já ter sido finalista nos 1500 metros dos Europeus em pista curta duas semanas antes.

“É mais do que um sonho. Estou muito, muito feliz. Ganhar uma medalha 24 anos depois do meu pai deixa a minha família muito orgulhosa. Ensinaram-me os valores de uma atleta – trabalhar muito”, reagiu em declarações reproduzidas pela World Athletics.

No seu dorsal, Patrícia Silva deixou uma mensagem para a avó Maria do Rosário, que faleceu no ano passado e a quem dedicou o feito: “Era uma das minhas maiores adeptas. Foi um ano muito difícil a nível mental. Acredito muito em mim e penso que ela foi uma das pessoas que me ensinou isso e que me fez saber que posso ser tão boa como as outras. Por tudo isso, isto é para ela”, explicou.

Sobre a prova, a atleta não teve dúvidas de que a evolução – a nível psicológico, principalmente – foi essencial para o histórico resultado. “Não estava bem, estava demasiado stressada. Não estava a praticar Atletismo por paixão, estava a fazê-lo por obrigação. Agora estou feliz a treinar, o que significa muito para mim. Se fosse no ano passado, diria que não conseguiria [recuperar na corrida e conseguir o 3º lugar]. Hoje, disse que mesmo que não conseguisse o pódio, daria o meu melhor passo a passo. No final, estava a ‘morrer’, mas consegui dar o máximo. Todos me estavam a apoiar em casa e consegui sentir isso”, referiu.

Post to Twitter

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.