28 de Janeiro de 2026. Bilbau, Estádio de San Mamés. 8ª e última jornada da Fase de Liga da Liga dos Campeões – partida arbitrada pelo alemão Felix Zwayer (boa prestação). O Athletic tinha que ganhar para ter hipóteses de chegar aos primeiros 24 (fase de play-off). O Sporting tinha que ganhar para poder chegar ao apuramento direto para os oitavos de final.

A equipa do Sporting: Rui Silva, Fresneda, Diomandé (Eduardo Quaresma 54), Gonçalo Inácio (Matheus Reis 26) e Maxi Araújo; Hujlmand e João Simões (Morita 54); Geny Catamo, Daniel Bragança (Pote 54) e Trincão (Alisson Santos 87); Luis Suárez.

Os leões de Portugal começaram mal. Muita tensão lá atrás, muitos passes falhados… Hujlmand (em claro mau momento de forma) a não ter a presença habitual na “casa das máquinas” e dificuldades em sair para o ataque.

Logo aos 3 minutos, erro na saída em construção do Sporting – má intervenção de Hujlmand,  o At. Bilbao trabalhou bem na entrada da área, Sancet fletiu para dentro e rematou rasteiro, muito bem colocado e Rui Silva não chegou… 1-0 para os bascos…

Depois ainda mais alguns minutos de sufoco (quase sempre por erros próprios), o Sporting lá conseguiu começar a respirar perto dos 10 minutos. Entre os 11 e os 12, Fresneda porfiou e ganhou cantos. No segundo desses cantos, cruzamento de Maxi Araujo e Diomande, imperial, a salta mais alto e a fazer o 1-1!

O Sporting estava então melhor no jogo, mais tranquilo, a conseguir trocar a bola, mas aos 26 minutos, grande contratempo com a lesão de Gonçalo Inácio.. entrou Matheus Reis, que cometeu um disparate incrível aos 29 minutos… Queixou-se de uma falta e deixou completamente o lance. Guruzeta aproveitou e progrediu, rematou forte e fora da área, primeiro ao poste e depois na recarga finalizou com sucesso – 2-1 na sequência de uma inacreditável infantilidade do brasileiro.

Até ao intervalo alguma estabilidade do Sporting, mas sem grandes cometimentos.

Voltámos a ccomeçar mal na 2ª parte, de novo com muitas perdas de bola cá atrás e grande intranquilidade.

Aos 51 minutos, grande arrancada de Suárez na esquerda, a bola sobrou para Hjulmand que desferiu um grande remate para uma boa defesa de Unai Simón. Logo a seguir, grande corte do dinamarquês impedindo um lance perigosíssimo de Navarro.

As coisas começaram a mudar a sério aos 54 minutos, com 3 alterações promovidas por Rui Borges. Eduardo Quaresma, Morita e Pote entraram para os lugares de Diomande, João Simões e Daniel Bragança.

Aos 61 minutos, grande cruzamento de Maxi Araújo para o 2º poste, onde estava isolado Geny Catamo, mas o remate à meia volta a passar por cima da baliza basca. No minuto seguinte, excelente jogada de combinação dos jogadores do Sporting, a começar em Hjulmand que colocou em Trincão, que combinou com Pote – Traincão acabou por entrar dentro da área e finalizar com classe! 2-2.

Aos 64 minutos, Guruzeta ainda causou perigo ao rematar perto do poste. Aos 72, Geny Catamo rematou em arco fora da área para uma grande defesa de Unai Simón. Logo a seguir Luis Suárez surgiu isolado ao 2º poste, isolado, depois dum cruzamento da esquerda e fez o 3-2, mas o lance foi anulado por fora de jogo.

Aos 79 minutos, Geny Catamo bailou na direita sobre Boiro e caiu na área. O árbitro apontou prontamente para a marca de grande penalidade, mas reverteu a situação após consultar o VAR. De facto, o espanhol tocou primeiro na bola, embora a seguir tenha claramente derrubado o moçambicano – de qualquer forma a decisão aceita-se.

Aos 87 minutos entrou a “mota” Alisson para o lugar de Trincão. Aos 89, arrancada do brasileiro, que ganhou canto – Pote rematou de surpresa, mas para fora.

Aos 90+4, excelente intervenção defensiva de Matheus Reis a ceder canto. Na sequência, contra-ataque fulminante do Sporting – passe magnífico na saída de Rui Silva para Pote, que assistiu, isolando, Suárez. O colombiano falha o golo no primeiro remate isolado na cara de Unai Simón, mas a bola sobrou para Alisson, que trabalhou bem e rematou forte e rasteiro para o 2-3, e uma “sã loucura” instalou-se entre os sportinguistas!

Os leões portugueses conquistaram assim um lugar nos primeiros 8 nesta fase de poule da Liga dos Campeões (foi a primeira vez que uma equipa portuguesa o conseguiu) e os bascos ficaram fora da Europa!

Post to Twitter

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.