Fernando Paulo Constante Fernandes nasceu a 3 de Maio de 1965 em Lisboa. Antes de ser treinador profissional de Futsal desempenhou as funções de comercial de material elétrico. Como jogador representou o Bons Dias durante 6 anos.

Depois enveredou pela carreira de técnico, começando também nos Bons Dias – onde se manteve durante 3 anos. Seguiu-se o Sporting (nas 4 primeiras temporadas como adjunto nos juniores e nos seniores e na 5ª como adjunto dos seniores). A seguir voltou ao Bons Dias onde foi técnico principal 2 anos e meio, regressando ao Sporting no último ano do técnico Orlando Duarte (como adjunto). Esteve depois 18 meses como adjunto de Beto Aranha, a quem sucedeu no comando da equipa (em Janeiro de 2003).

Manteve-se como treinador principal do Futsal leonino até ao final da temporada 2009/10. Nessa qualidade ganhou 3 Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e 3 Supertaças, contribuindo em boa parte para a consolidação dos leões como líderes da modalidade em Portugal.

Em 2004 e 2006 ganhou o Prémio Stromp na categoria “Técnico”.

Antes do final da temporada 2009/10 foi tornado público que Paulo Fernandes sairia do clube, sendo substituído pelo regressado Orlando Duarte. Saiu campeão! Na hora da despedida afirmou: “Este título tem um sabor especial porque é o último no Sporting e se é que há despedidas positivas esta era a melhor que poderia ter. Consegui e quero dedicar este título a todos os sócios, adeptos, simpatizantes e amigos que sempre acreditaram no nosso trabalho e nos apoiaram (…) Só peço que me respeitem daqui para frente, seja qual for a opção que vier a tomar. Até sempre”.

Dias depois soube-se que iria para o Benfica (onde ficou até ao início de 2013), o que, obviamente, criou algum impacto. No entanto, na generalidade, os sportinguistas souberam respeitar um homem que muito deu ao clube e que, a determinada altura, como profissional que é, teve de tomar aquela que seria na sua ótica a melhor opção para o seu futuro profissional. Afinal, não foram 15 dias nem 15 meses que Paulo Fernandes passou em Alvalade, foram cerca de 15 anos!

Post to Twitter

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.