2 de Março de 1940. Neste dia o Sporting venceu o 1º Campeonato de Portugal de Hóquei em Patins. Uma semana antes disputou-se no rinque do Benfica a 1ª mão da final. Defrontaram-se o Infante de Sagres (campeão do Porto) e o Sporting (campeão de Lisboa). A equipa leonina foi formada por Gastão Silva; Álvaro Lopes, Álvaro Rato, Alberto Mendes (3) e Júlio Sanches (2). O suplente José Manuel Carreira também jogou.

Segundo o jornal “Os Sports”: “O Sporting não jogou bem mas venceu por 5-2. O jogo foi difícil para os leões. Os nortenhos estiveram à frente por 1-0 e 2-1. Álvaro Rato falhou 3 penaltis e Alberto Mendes 1. Ao intervalo verificava-se um empate a 2 golos, mas na 2ª parte, sobretudo devido à fogosidade de Mendes e à classe de Júlio Sanches, o Sporting obteve uma vitória importante que lhe dá uma boa vantagem para o jogo decisivo da 2ª mão”.

Para a final o Sporting deslocou-se ao Porto e num rinque improvisado no salão nobre do Palácio de Cristal voltou a bater o seu adversário, agora por 4-3. Os leões chegaram a estar a perder por 3-1, mas o talento de Júlio Sanches fez prevalecer a equipa verde e branca. O avançado leonino fez os 4 golos num dia memorável para ele e para o seu clube que se sagrava o 1º campeão de Portugal da modalidade.

Para além deste magnífico triunfo os leões já haviam ganho nesta época o seu 1º título regional (1-0 ao Benfica na final) e a Taça de Honra (2ª vitória) com 4 triunfos em 4 jogos frente a Benfica, Futebol Benfica, Ateneu e Paço d`Arcos.

Na foto (de cima para baixo e da esquerda para a direita): José Manuel Carreira, Álvaro Lopes e Álvaro Rato; Alberto Mendes, Gastão Silva (gr) e Júlio Sanches.

Post to Twitter

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.