Gabriel Mendes nasceu a 30 de Maio de 1954 em Miragaia – Porto. Começou nas camadas jovens portistas, e num percurso feito a pulso chegou a protagonista na equipa comandada (na altura) por Pedroto. Foi duas vezes campeão nos azuis e brancos, acabando por chegar a Alvalade já depois do fecho oficial da época 1982/83, após ter rescindido com o seu clube de origem.

Estreou-se oficialmente a 28 de Agosto de 1983 (com Jozef Venglos) num Sporting-Penafiel (5-1) para a 1ª jornada do Campeonato Nacional. A 1 de Outubro marcou o 1º (e único) golo de verde e branco, numa receção ao Sporting de Espinho (2-0) para o Campeonato. Nessa 1ª temporada foi titular indiscutível no lado direito da defesa, fazendo valer a sua grande experiência.

No ano seguinte, com John Toshack, jogou menos, pois o inglês optou por colocar Carlos Xavier na direita da defesa, mas em 1985/86 voltou a ser praticamente intocável, constituindo uma firme aposta de Manuel José. 1986/87 foi a sua última época no Sporting. Até Dezembro jogou regularmente, mas a saída de Manuel José do comando técnico (substituído por Keith Burkinshaw) e a chegada do brasileiro João Luís para lhe fazer concorrência afastou-o completamente da equipa.  A 21 de Dezembro de 1986 jogou pela última vez de “leão ao peito” num triunfo (para a Taça de Portugal) em Aveiro frente ao Beira Mar por 1-0 após prolongamento. Curiosamente, o seu último jogo para o Campeonato foi o dos inesquecíveis 7-1 ao Benfica!

Esteve um total 4 épocas no Sporting, realizando 108 jogos oficiais e marcando 1 golo. Foi um bom elemento de equipa, e melhor seria se tivesse chegado uns anos mais cedo ao clube.

Depois ainda jogou 1 ano no Sporting da Covilhã, encetando a seguir um percurso como treinador onde nunca atingiu grande destaque.

Foi 20 vezes internacional A.

Atualmente está no negócio dos táxis, pelas ruas do Porto.

Post to Twitter

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.